Abstract
O clássico é um dos critérios de seleção de conteúdos da pedagogia histórico-crítica. Apesar da sua relevância, vemos uma certa banalização no uso desse conceito, acompanhada de um discurso que, por vezes, faz parecer que é simples determinar o que seria o clássico em cada disciplina escolar. Para contribuir na construção de ferramentas para o processo de seleção de conteúdos, este texto tem como objetivo apresentar elementos que apontem um caminho investigativo para que cada área possa determinar com mais concretude quais seriam os clássicos. Como método, utilizamos uma análise conceitual-bibliográfica fundamentada no materialismo-histórico dialético de textos que abordam o conceito de clássico da pedagogia histórico-crítica. E, como síntese provisória, este trabalho apresenta três apontamentos para a investigação do conceito de clássico: a) conhecer a estrutura lógica do conhecimento a ser ensinado; b) entender o movimento histórico de seleção de conteúdos da disciplina específica; e c) investigar a história do desenvolvimento da ciência de referência. Por fim, apontamos a necessidade de avaliar coletivamente esses apontamentos, a fim de avançar na construção coletiva do entendimento do conceito de clássico.
Publisher
Universidade Estadual de Campinas
Reference23 articles.
1. ABREU, T.; DUARTE, N. A notação musical e a relação consciente com a música: elementos para refletir sobre a importância da notação como conteúdo escolar. Revista da Abem, v. 28, p. 65-80, nov. 2020. Disponível em: https://bitlybr.com/dFIod Acesso em: 20 fev. 2021.
2. DUARTE, N. O debate contemporâneo das teorias pedagógicas. In: MARTINS, L. M.; DUARTE, N. (org.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
3. DUARTE, N. A contradição entre universalidade da cultura humana e o esvaziamento das relações sociais: por uma educação que supere a falsa escolha entre etnocentrismo ou relativismo cultural. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 22, n. 3, p. 607-618, set./dez. 2006. Disponível em: https://bitlybr.com/jDhCBH Acesso em: 02 jan. 2021.
4. FERREIRA, C. G. Fundamentos histórico-filosóficos do conceito de clássico na pedagogia histórico-crítica. 2019. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Curso de Educação Escolar, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2019.
5. GALVÃO, A. C.; LAVOURA, T. N.; MARTINS, L. M. Fundamentos da didática histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2019. 180 p.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献
1. Editorial: Ensino das Artes Visuais na Atualidade;Revista de Ensino em Artes, Moda e Design;2024-02-01