Abstract
Trata-se de uma pesquisa cujo objetivo central foi compreender a história da educação de Água Doce, município localizado no interior do Maranhão, no período compreendido entre 1990 e 2000, sob a ótica de professores. O estudo é desenvolvido sob o amparo teóricos da história cultural e da história oral como metodologia. A coleta dos dados foi realizada mediante entrevistas livres com seis professores, cujas narrativas foram gravadas, transcritas, textualizadas e validadas. A reconstituição histórica da educação de Água Doce permitiu conhecer as condições educativas antes e depois da emancipação desse município, que pertenceu a Araioses até 1994. Os resultados demonstram que no período que antecede a esse marco houve prevalência da educação desenvolvida por professoras leigas ou com parca formação, que não contavam com remuneração adequada e lecionavam em casa particulares ou na paróquia, não existindo reconhecimento dos estabelecimentos educacionais; realidade modificada após a emancipação, quando houve investimento na construção e equiparação de escolas, bem como na realização de concurso público para a vinculação efetiva do corpo docente. Conclui-se que a década de 1990 foi marcante na história da educação de Água Doce por possibilitar avanços educacionais significativos.
Funder
Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Publisher
Universidade Estadual de Campinas
Reference75 articles.
1. ALBERTI, V. História dentro da História. In: PINSKY, C. B. (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2010. p.155-202.
2. ALBERTI, V. Manual de história oral. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
3. ARAÚJO, H. L. M. R. A tradicional Escola Normal Rural Cearense chega ao Bairro de Fátima Formação das primeiras professoras primárias (1958-1950). Fortaleza: UFC, 2015.
4. ARAÚJO, M. de J. D. Entrevista I. [Entrevista concedida à] Maria Gorete Cardoso da Silva. Água Doce, 25 de mar. 2019.
5. ARAÚJO, R. M. B.; ESTEVES, M. M. F. A formação docente, inicial e contínua, para o trabalho com adultos em Portugal: o olhar dos professores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 18-35, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/121/104 Acesso em: 10 out. 2019.