Abstract
A Educação do Campo é um paradigma educacional contra-hegemônico construído com a população camponesa, em oposição à Educação Rural. Nesse contexto de disputa, o objetivo deste trabalho é identificar, em nível teórico, contribuições da Educação Crítico-Emancipadora para o ensino de Física na Educação do Campo. A Educação Crítico-Emancipadora se fundamenta no materialismo histórico-dialético e concebe a realidade como dialética, dinâmica e contraditória. Ela procura superar tanto a perspectiva da racionalidade-técnica com a epistemologia da prática por meio da epistemologia da práxis, sendo alguns de seus princípios o trabalho, a relação teoria e prática e a emancipação. O método adotado neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica. Como resultado, pode-se apontar que o ensino de Física na Educação do Campo na perspectiva crítico-emancipadora considera o trabalho camponês como princípio educativo; promove o saber e o conhecimento sólido da Física para os sujeitos do campo e reconhece a dimensão política do ensino de Física nas escolas do campo.
Publisher
Universidade Estadual de Campinas
Reference45 articles.
1. AGUIAR, E. B. F. et al. Revisão sistemática da literatura sobre o ensino de física para estudantes surdos. Pesquisa em Foco, São Luís, v. 26, n. 1, p. 53-83, 2021. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/PESQUISA_EM_FOCO/article/view/2632. Acesso em: 18 nov. 2023.
2. BARBOSA, R. G. O. Ensino da Física na educação do campo: descolonizadora, instrumentalizadora e participativa. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis, v. 3, n. 1, 2018. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/4065. Acesso em: 18 nov. 2023.
3. BEZERRA NETO, L. Educação do Campo ou educação no campo? Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.38, p. 150-168, 2010. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639696. Acesso em: 18 nov. 2023.
4. BRAIT, B. Análise e teoria do discurso. In BRAIT, B. (org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006. p. 9-31.
5. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2018.