Abstract
As reflexões propostas neste ensaio são atravessadas pelos estudos históricos sobre o urbano e pela vivência em cidades, cujos espaços moldados majoritariamente a partir de um olhar masculino universalizante parecem tensionar constantemente o transitar de corpos femininos. A partir de indagações pautadas pela cine-escrita de Agnès Varda, pela errância literária de Lauren Elkin e pela geografia feminista de Leslie Kern, são exploradas dimensões da vida urbana nas quais a tensão e o silêncio associados à presença feminina figuram como se fossem naturais. Uma contrapartida propositiva se explicita a contrapelo: a aposta em cidades que sejam acolhedoras e acessíveis, capazes de abrir possibilidades para sustentar relacionamentos que sustentem respeito e solidariedade. No ensaio, espaços públicos e atitudes que aparentemente favorecem a camaradagem masculina e/ou a invisibilidade da mulher são contrapostos a táticas femininas que forjam certa percepção de invulnerabilidade no apoio mútuo (“mande uma mensagem quando chegar”). Por fim, propõe-se desembaraçar paradigmas que ao mesmo tempo constroem nossas cidades e alimentam sexismos, racismos, preconceitos, desrespeitos e iolências naturalizados na experiência urbana para podermos imaginar e abrir espaços para outros futuros urbanos.
Publisher
Universidade Estadual de Campinas
Reference22 articles.
1. AZEVEDO, A. F. Sentidos do corpo: metáfora e interdiscurso. Linguagem em (dis)curso, v.14, n. 2, p. 321-335, 2014.
2. BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Notas sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
3. BUARQUE, Chico. Pedaço de mim (1977). Letras de Chico Buarque. Disponível em: http://www.chicobuarque.com.br/letras/pedacode_77.htm. Acesso em: 08 mar. 2023.
4. COURTINE, J. J. O Chapéu de Clémentis. Observações sobre a memória e o esquecimento na enunciação do discurso político. In: INDURKY, Freda. (org.). Os múltiplos territórios da análise do discurso. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzato, 1999.
5. CRUZ, Mônica Lachman da. Poesia do luto através da imagem: uma visita aos campos da memória. Tuiuti: Ciência e Cultura, Curitiba, v. 6, n. 61, p. 122-147, 2020. DOI: https://doi.org/10.35168/2176- 896X.UTP.Tuiuti.2020.Vol6.N61.pp122-147. Disponível em: https://seer.utp.br/index.php/h/article/view/2509. Acesso em: 11 mar. 2023.