Abstract
Introdução: O contexto pandêmico tem implicações diretas na situação de segurança alimentar e nutricional atual e futura, assim é urgente avaliar a situação da insegurança alimentar em suas diferentes dimensões. Há poucos estudos que avaliam conjuntamente segurança alimentar, disponibilidade e acesso aos alimentos. Objetivo: Descrever a disponibilidade alimentar domiciliar e o acesso percebido aos alimentos segundo a situação de insegurança alimentar em domicílios de escolares na pandemia de COVID-19. Métodos: Trata-se de um estudo transversal com amostra representativa de domicílios de escolares da educação infantil e ensino fundamental de escolas públicas de Mariana e Ouro Preto, Minas Gerais. Os dados foram coletados na fase inicial da pandemia, “junho e julho de 2020”, por meio de entrevistas telefônicas com os responsáveis por comprar e/ou preparar os alimentos nos domicílios. Investigou-se condições socioeconômicas, acesso percebido aos alimentos, disponibilidade alimentar domiciliar e insegurança alimentar, esta avaliada por meio da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar. Resultados: Dos 612 domicílios investigados, 82,0% estavam em situação de insegurança alimentar, sendo 11,3% em insegurança moderada e 5,1% em insegurança grave. Foi observada relação entre disponibilidade de frutas, hortaliças, leite, carnes e ovos com a insegurança alimentar, bem como com a percepção de dificuldade no acesso a frutas e hortaliças. Discussão: A situação de insegurança alimentar enfrentada pelos domicílios relaciona-se com menor disponibilidade de alimentos importantes para o desenvolvimento dos escolares, ademais as famílias depararam com inacessibilidade para adquirir frutas e hortaliças.
Publisher
Universidade Estadual de Campinas
Reference34 articles.
1. Simelane KS, Worth S. Food and Nutrition Security Theory. Food and Nutrition Bulletin [Internet]. 2020 setembro [acesso em 10 agosto 2022]; 41(3):367–79. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0379572120925341.
2. Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - CONSEA. A segurança alimentar e nutricional e o direito humano à alimentação adequada no Brasil: indicadores e monitoramento da constituição de 1988 aos dias atuais. [Internet]; 2010 [acesso em 10 agosto 2022]; 284–4. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-593514.
3. Salles-Costa R. Desafios políticos da retomada da fome e da insegurança alimentar no Brasil in Da fome à fome: diálogos com Josué de Castro / organização: Tereza Campelo, Ana Paula Bortoletto. – São Paulo: Cátedra Josué de Castro; Zabelê Comunicação; Editora Elefante; 2022. 216 p.
4. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Pesquisa de Orçamentos Familiares: 2017-2018: análise da segurança alimentar no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE; 2020. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101749.
5. Kepple AW. O estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil. Um retrato multidimensional [Internet]. Brasília: FAO; 2014. 90p.