Abstract
As comunidades quilombolas enfrentam historicamente situações de vulnerabilidade, racismo e violência, isso têm refletido na organização social desses grupos, a ponto de configurar um estado grave de insegurança alimentar e nutricional. Este artigo analisa os níveis de vulnerabilidade em desnutrição de crianças quilombolas e não quilombolas no Estado do Pará, com idade abaixo de cinco anos, incluídas no Programa Bolsa Família. Trata-se de uma pesquisa empírica, quantitativa, com dados provenientes do Mapeamento da Insegurança Alimentar e Nutricional (Mapa InSan 2018). Os resultados indicam que a desnutrição é elevada segundo estatura-por-idade (36,1%) e peso-por-idade (8,4%), o que sugere que uma criança que não pertence a nenhuma comunidade tradicional tem 85% mais chances de viver em melhores condições do que uma criança quilombola no estado do Pará. A prevalência da insegurança alimentar e nutricional é ainda maior nos territórios quilombolas, o que reforça a vulnerabilidade dessa população.
Publisher
Universidade Estadual de Campinas
Reference41 articles.
1. Monteiro CA. A dimensão da pobreza, da desnutrição e da fome no Brasil. Estudos avançados 2003; 17(48):7-20.
2. Arruti JM. Políticas públicas para quilombos: terra, saúde e educação. In: Caminhos convergentes: Estado e Sociedade na superação das desigualdades raciais no Brasil. Paula M, Heringer R (org.). Rio de Janeiro: Fundação Heinrich Boll, ActionAid; 2009. p. 75-109.
3. II Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da COVID-19 no Brasil [livro eletrônico]. II VIGISAN: relatório final. Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar – PENSSAN. São Paulo, SP: Fundação Friedrich Ebert: Rede PENSSAN. 2022.
4. Victora CG, Adair L, Fall C, Hallal PC, Martorell R, Richter L, Sachdev HS. Maternal and child undernutrition: consequences for adult health and human capital. Lancet 2008; 371(9609): 340‑57.
5. Ribeiro G, Morais FMO, Pinto L. (In)segurança alimentar e nutricionanl de comunidade quilombola no norte de Minas Gerais. Ciênc Cuid Saúde 2015; 14(3):1245-1250.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献