Abstract
Este estudo investigou o impacto de um programa de leitura com eficácia demonstrada para o aprimoramento da habilidade de compreensão leitora (CL) e de funções executivas (FE) em resoluções de problemas quantitativos (RP). Estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas foram distribuídos em duas classes controle (GC; n=35) e duas experimentais (GE; n=29). A professora das classes experimentais recebeu treinamento para implementar o programa, composto por uma seleção de textos narrativos e atividades voltadas ao desenvolvimento da CL e das FE. Foram realizadas avaliações pré e pós-intervenção de desempenho em problemas de raciocínio quantitativo. Comparados ao GC, participantes do GE apresentaram escores mais altos em problemas de raciocínio quantitativo, de maneira geral, e, particularmente, nos de raciocínio multiplicativo, com tamanhos de efeito moderados (d de Cohen = 0,69 e d=0,52, respectivamente). Análises exploratórias da força de associação entre RP e CL e RP e FE demonstraram correlações moderadas a fortes entre as medidas de RP e várias medidas de CL, além de correlações entre raciocínio aditivo e atenção auditiva e memória de trabalho (componente fonológico e executivo central). Como implicação educacional, destaca-se a relevância do trabalho com a compreensão de leitura também no ensino de matemática, visto o favorecimento da habilidade de RP por meio da intervenção voltada à CL e às FE.
Publisher
Universidade Estadual de Campinas
Reference35 articles.
1. ANGELINI, A. L.; ALVES, I. C. B.; CUSTÓDIO, E. M.; DUARTE, W. F.; DUARTE, J. L. M. Matrizes Progressivas Coloridas de Raven: escala especial. São Paulo, SP: CETEPP, 1999.
2. ASSIS, É. F. et al. Relações entre a compreensão de leitura, resolução de problemas de raciocínio quantitativo e funções executivas. Ciência e Educação, Bauru, v. 27, e21004, 2021. https://doi.org/10.1590/1516-731320210004
3. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS E PESQUISA [ABEP]. Critério de classificação econômica Brasil, 2009. Disponível em: http://www.abep.org/criterio-brasil . Acesso em: 20 fev. 2019.
4. BATTY, G. D.; KIVIMÄKI, M.; DEARY, I. J. Intelligence, education, and mortality. British Medical Journal (Clinical Research Ed.), London, 340, c563, 2010. http://dx.doi.org/10.1136/bmj.c563
5. BRANCA, N. A. Resolução de problemas como meta, processo e habilidade básica. In.: KRULI, S.; REYS, R. E. (org.). DOMINGUES, H. H.; CORBO, O. (trad.). A resolução de problemas na matemática escolar. São Paulo: Atual, 1997. p. 4 -12.