Abstract
Introdução: O audiolivro é uma gravação sonora de um livro ou qualquer texto, em que pode escutar, em vez de ler. Este suporte pode conter efeitos sonoros, como música ou sons ambientes, narração ou voz sintética. Com as inovações tecnológicas e novos suportes, o audiolivro evoluiu e atualmente é comercializado em formatos digitais. No contexto da Ciência da Informação (CI), entender como os audiolivros estão organizados e representados é fundamental para sistematizar sua recuperação. Objetivo: Delinear um panorama da temática dos audiolivros na área da CI, com foco em sua representação e recuperação. Metodologia: o estudo caracterizado como descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa e quantitativa, realizou uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), para investigar a produção acadêmica sobre a temática, sem delimitação de tempo, executada em 2023. Resultados: A RSL incluiu três etapas de análise, alcançando uma amostra de 24 documentos. Foi possível identificar que os audiolivros estão inseridos em diversas áreas do conhecimento e são utilizados de diversas formas, abrangendo aprendizagem, inclusão e acesso à informação em bibliotecas e centros de informação, onde sua aquisição ainda é discutida, principalmente com relação aos custos. Há iniciativas para representação textual, no contexto da CI, no entanto, sem um olhar específico para os formatos e ambientes onde os audiolivros estão disponibilizados. Conclusão: A quantidade limitada de estudos que abordaram a representação e a recuperação da informação em audiolivros na CI pode sinalizar que a temática precisa ser aprofundada, principalmente com o avanço dos serviços streaming e plataformas digitais.
Publisher
Universidade Estadual de Campinas
Reference37 articles.
1. ACCART, J.-P. Serviço de referência: do presencial ao virtual. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2008.
2. APA – AUDIO PUBLISHERS ASSOCIATION. Audiobook listening remains strong in 2020 as publisher report ninth straight year of double-digit growth. 2023. APA. Disponível em: https://www.audiopub.org/uploads/pdf/Consumer-and-Sales-Survey-Press-Release-2021-FINAL.pdf. Acesso em: 09 maio 2024.
3. BAL, V.-Y. Sound books in the modern publishing industry. Tekstknigaknigoizdanie, v. 17, pp. 91-101. DOI: https://doi.org/10.17223/23062061/17/7.
4. BARBOSA, R. de O. Um olhar sobre o audiolivro e as materialidades de seus suportes – da performance do corpo aos primeiros livros falados. In: ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DA CAMÍDIA, 9., 2013, Ouro Preto. Anais [...] Ouro Preto: Rede Alcar, 2013. Disponível em: https://abre.ai/ew5q. Acesso em: 09 maio 2024.
5. BARBOSA, R. de O. Ouvidos para ler: contextualizando audiolivro, leitura e entretenimento. Revista Brasileira de História da Mídia, Curitiba, v. 6, n. 1, jan/jul. 2017. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/6072. Acesso em: 09 maio 2024.