Abstract
Introdução: O pregão eletrônico é uma modalidade de licitação para aquisição de bens e contratação e serviços comuns sendo obrigatório sua utilização pelos órgãos públicos, incluindo as Universidades Federais. O pregão eletrônico é composto por informações de valor estratégico para aprendizagem organizacional e a melhor tomada de decisão. Esta pesquisa teve como objetivo analisar como se caracteriza a gestão da informação nos pregões eletrônicos em uma Instituição Federal de Ensino Superior. Métodos: O estudo foi realizado na Universidade Federal de Alagoas, maior instituição de ensino público do Estado de Alagoas. Tratou-se de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, foram entrevistados treze servidores públicos que atuam nos pregões eletrônicos como instrumento de coleta de dados. Foi realizada análise de conteúdo como método de investigação de dados. Resultados: Foram identificadas as principais necessidades de informações dos servidores nos pregões eletrônicos como sendo: descrição do material ou serviços, cotação de preços e finalidade da aquisição. As fontes pessoais foram as mais utilizadas pelos servidores na resolução de dúvidas no processo. Não houve um acesso fácil a informações de outros setores e os produtos e os serviços de informação estavam desatualizados e pouco detalhados para alguns usuários. Conclusão: A pesquisa é relevante pois analisou a gestão da informação na instituição, podendo trazer melhorias no uso da informação, na elaboração de produtos e serviços de informação a partir de necessidades informacionais dos solicitantes de compras.
Publisher
Universidade Estadual de Campinas
Subject
Library and Information Sciences,Public Administration,Education,Information Systems
Reference31 articles.
1. ALVES, A.; BARBOSA, R. R. Influências e barreiras ao compartilhamento da informação: uma perspectiva teórica. Ciência da Informação, Brasília, v.39, n.2, p.115-128, maio/ago. 2010. Disponível em: https://tinyurl.com/4e626vuw. Acesso em: 5 mar. 2022.
2. ALVES, C. A.; DUARTE, E. N. A relação entre a Ciência da Informação e a Ciência da Administração. Transinformação: Campinas, v.27, n.1, p.37-46, jan./abr.2015. Disponível em: https://tinyurl.com/36juh6nj. Acesso em: 18.out. 2021.
3. AMORIM, V. A. J. de. Licitações e contratos administrativos: teoria e jurisprudência. 3. ed. Brasília, DF: Senado Federal, 2017. 307 p. ISBN 978-65567-6011-7.
4. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Ed. 70, 1977. 279 p. ISBN 978-85-62938-04-7.
5. BELINSKI, R.; FREDERICO, G. F.; FREITAS, M. do C. D. Exigências para as compras governamentais das Universidades Federais brasileiras: análise dos acórdãos do Tribunal de Contas da União. Revista Gestão Universitária na América Latina, Florianópolis, v.14, n. 1, p.198-223, jan./abr., 2021. Disponível em: https://tinyurl.com/s49prpyc. Acesso em: 01 ago. 2023