Abstract
Introdução: Na ciência da informação a multidisciplinaridade é entendida como o nível inicial para associação de disciplinas de diferentes ciências, que enquanto representação do conhecimento se propõe a fomentar uma realização comum, como abordamos a governança corporativa. Tratar o desenvolvimento histórico do termo governança como fonte de informação para identificar a especificidade do vocabulário, mantendo a garantia literária, consolida a formatação do vocabulário próprio, podendo derivar inclusive nas conexões por sinonímia, homografia ou polissemia. Todos estes argumentos de estudo da informação da governança, tratados preliminarmente de forma multidisciplinar, podem criar os caminhos para buscar novas conexões e integrações, permitindo a criação de um contexto informacional que fomente o estado da prática da governança. Objetivo: Criar um espaço conversacional sobre governança corporativa para representar a formação de constructos organizados e correlacionados a partir de suas propriedades e do fluxo informacional nas organizações. Metodologia: Revisão da literatura sobre os termos, o significado, o uso, as propriedades, e ressignificação de conteúdos aplicados à governança, considerando a especificidade terminológica, a garantia literária, o método dedutivo e as técnicas relacionadas à análise terminológica para formação de constructos. Resultado: Modelo de domínio no contexto da governança aplicado a uma situação de governança corporativa para análise do valor agregado. Conclusão: Definir um modelo de representação da informação, composto por termos associados em função de suas propriedades e características, extraídos por análise coetânea e cronológica do uso do termo governança, inova de forma multidisciplinar a ciência da informação, abrindo perspectivas para sua aplicação em novos fenômenos sociais.
Funder
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Publisher
Universidade Estadual de Campinas
Subject
Library and Information Sciences,Public Administration,Education,Information Systems
Reference52 articles.
1. ANDRADA. A.; ROSSETTI, J.P. Governança Corporativa: fundamentos, desenvolvimento e tendências. 3. ed. São Paulo: Atlas. 2007. 584 p.
2. ARAUJO, C.A.A. O que é ciência da informação. Belo Horizonte: KMA. 2018. 132 p.
3. BABIC, V. Corporate governance problems in transition economies. Social Science Research Seminar, Winston-Salem, CN, v. 2, p. 1-14, 2003.
4. BANERJEE, A. et al. E-governance, accountability, and leakage in public programs: experimental evidence from a financial management reform in India. Cambridge, MA: National Bureau of Economic Research, 2016. (NBER Working Paper Series). Disponível em: https://bit.ly/3krSYaI . Acesso em: 15 abr. 2022.
5. BARBOSA, A. D. et al. Interprofissionalidade, formação e trabalho colaborativo no contexto da saúde da família: pesquisa-ação. Saúde Debate, Rio de Janeiro, v. 46, n. esp., p.67-69, dez., 2022.