Abstract
Neste artigo, procuramos responder à questão levantada por Linda Nochlin “Why have there been no greatest women artists?”, aditando a essa questão uma outra: Por que razão as trajetórias femininas nas artes – e particularmente na música - são esquecidas e/ou invisibilizadas? Ao estirar a questão para o mundo da música, procuraremos compreender o que está na base desse esquecimento e/ou invisibilidade e, sequentemente, da secundarização de mulheres/bandas femininas. Primeiro, analisaremos a própria invisibilidade que afetou, durante décadas, o campo dos youth studies, em que as mulheres não apareciam ou apareciam apenas como namoradas, companheiras, groupies, uma realidade que apenas começou a mudar em meados da década de 1980. Em seguida, faremos idêntico exercício na realidade portuguesa, especialmente no pós-25 de Abril de 1974 no tocante à participação das mulheres como criadoras nos mundos das artes, com especial ênfase no indie rock e no punk. E, por fim, centramos a nossa análise na compreensão do caso paradigmático da música e da ilustradora Ana da Silva e da sua banda The Raincoats - uma banda que atualmente é considerada seminal no riot grrrl e pós-punk, mas que teve de enfrentar imensas desvalorizações e/ou omissões, o que faz com que, ainda hoje, seja tida como a next big thing pelos média da especialidade e praticamente desconhecida pela generalidade da população.
Funder
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Publisher
Universidade Estadual de Campinas
Subject
General Earth and Planetary Sciences,General Environmental Science
Reference67 articles.
1. BECKER, H. S. Mundos da Arte. Lisboa: Livros Horizonte, 2010.
2. BENNETT, A.; GUERRA, P. (eds.). DIY Cultures and Underground Music Scenes. Abingdon/Oxford: Routledge, 2019.
3. BETA, A. How a British post-punk group influenced entire generations of rock bands, 2017. Disponível em: https://www.vulture.com/2017/11/the-lasting-influence-of-the-raincoats.html. Acesso em: 3 de setembro de 2022.
4. BRAIDOTTI, R. Punk Women and Riot Grrls. Performance Philosophy, v. 1, n. 1, p. 239-254, 2015. https://doi.org/10.21476/PP.2015.1132.
5. BRILL, D. Goth Culture: Gender, Sexuality and Style. Oxford: Berg, 2008.
Cited by
4 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献