Abstract
O autismo, conforme convenções médicas, é caracterizado enquanto um transtorno do neurodesenvolvimento cuja sintomatologia se apresenta nas esferas da linguagem, comportamento e socialização. Tal diagnóstico modifica as relações familiares, produzindo um trabalho de luto ante ao filho imaginado, desenhando, por extensão, os caminhos possíveis e impossíveis à escolarização. Este artigo investiga as percepções de pais de crianças e adolescentes com autismos acerca da inclusão no Ensino Regular de uma escola da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. Participaram do estudo sete pais que possuíam filhos matriculados na instituição de ensino. Lançou-se mão de dois instrumentos para a coleta de dados, a saber: questionário sociodemográfico e roteiro de entrevista semiestruturado. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra. Após, o corpus teórico foi analisado a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin, com auxílio do software MAXQDA. Se adotou, como referencial teórico, pressupostos oriundos dos estudos psicanalíticas em diálogo com a educação. Os resultados sinalizaram para impactos emocionais nos pais ante situações de exclusão social, afetando sobremaneira a interação destes com o meio social. Por outro lado, apontam ser a escola um espaço importante para o desenvolvimento socioemocional dos alunos com autismo e suporte frente aos seus percursos.
Publisher
Centro de Estudos Interdisciplinares
Reference37 articles.
1. ALVES, Silvana Ferreira de Sousa; VIVIAN, Aline Groff; HIRDES, Alice. Impactos da pandemia COVID-19 na saúde de cuidadoras de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. In: Preprints SciELO. Disponível em: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.3269. Acesso em: 09 set. 2023.
2. AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Transtorno do Espectro Autista. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5-TR. 5.ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2023. p. 56-68.
3. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
4. BERNARDINO, Leda Mariza Fischer. A contribuição da Psicanálise para a atuação no campo da educação especial. Estilos da Clínica, v. 12, n. 22, p. 48-67, jun. 2007.
5. BERNARDINO, Leda Mariza Fischer. As psicoses não-decididas da infância: um estudo psicanalítico. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.