Abstract
O texto aborda o estado do conhecimento sobre condição socioeconômica, desigualdade e pobreza do aluno de ensino médio público, e é fruto de um estudo de mestrado em andamento, apresenta como objeto de análise as desigualdades educacionais no Ensino Médio público, com foco na trajetória escolar do aluno no ano de 2022. Assim, temos objetivo principal desse artigo analisar os resultados do Estado do conhecimento sobre condição socioeconômica, pobreza e desigualdade. Na busca de identificar as desigualdades que influenciam na trajetória escolar do aluno de escola pública. Foram analisadas somente Teses doutorais no período de 1987 a 2021, no banco de teses da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
Publisher
Centro de Estudos Interdisciplinares
Reference31 articles.
1. ALVES, Maria Teresa Gonzaga; SOARES, José Francisco; XAVIER, Flavia Pereira. Índice Socioeconômico das Escolas de Educação Básica Brasileiras. (In.) Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.22, n. 84, p. 671-704, jul./set. 2014.
2. ALGEBAILE, Eveline Bertino. Escola Pública e Pobreza: expansão escolar e formação da escola dos pobres no Brasil. Tese (doutorado). UFF. Rio de Janeiro, 2004.
3. BACIANO, Gislaine de Medeiros. Escola e vida: influências da escola para as trajetórias sociais de jovens egressos do ensino médio. Tese (doutorado). UNINOVE. São Paulo, 2015.
4. BOURDIEU, Pierre. Futuro de classe e causalidade do provável (1974). In: CATANI, A
5. NOGUEIRA, M. A. (org). Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 81 - 126.