Análise Morfológica Comparativa da Carcinogênese Química Cutânea entre Camundongo (Mus Musculus) e Gerbilho (Meriones Unguiculatos)

Author:

Guzmán Silva Maria Angélica,Guimarães Jorge S. P.

Abstract

Foi estudada a resposta da pele de gerbilho à indução química de tumores, comparando-se as alterações morfológicas iniciais com aquelas que ocorrem na pele do camundongo. Dois modelos de carcinogenese foram aplicados: o cumulativo, utilizando metilcolantreno e o bifásico com metilcolantreno como iniciador e óleo de cróton como promotor. As alterações macroscópicas tais como espessamento da pele e hiperemia, induzidas com os dois tratamentos mencionados foram menos evidentes no gerbilho. A reação inflamatória e a hiperplasia, observadas microscopicamente, também foram de menor intensidade na pele de gerbilho, notando-se, durante os dois tratamentos, o paradoxo do estímulo permanente da proliferação celular, evidenciado pela elevação do índice mitotico, sem hiperplasia progressiva da epiderme. A nível ultra-estrutural, com o modelo cumulativo, na epiderme interfolicular do gerbilho, ocorreu dilatação do espaço intercelular menos evidente do que a registrada na do camundongo, e a indução de "células escuras" não foi observada até a 10ª semana de tratamento. Com o modelo bifásico, na epiderme interfolicular do gerbilho, nao houve indução de "células escuras" e a dilatação do espaço intercelular foi inicialmente, mímima, deixando de existir posteriormente, apesar da continuidade do tratamento. A pele do gerbilho, quando comparada com a de camundongo, mostrou-se relativamente resistente a carcinogenese química. Se no camundongo, com o modelo bifásico, após um período de latência de sete semanas, houve a formação de vários papilomas, no gerbilho não houve desenvolvimento de tumor até à 304 semana, com o modelo cumulativo, tanto no camundongo como no gerbilho, houve desenvolvimento de um papiloma; o período de latência no camundongo foi de dez semanas, enquanto que no gerbilho foi de quinze semanas. Os resultados obtidos sugerem que a relativa resistência da pele de gerbilho à carcinogênese química parece residir em um fenômeno de adaptação ao processo de promoção tumoral, particularmente com óleo de cróton.

Publisher

Revista Brasileira De Cancerologia (RBC)

Subject

General Medicine

Reference52 articles.

1. Becker FF. Recent concepts of initiation and promotion in carcinogenesis. Am. J. Pathol. 1981,-105(1): 3-9.

2. Boutwell RK. Some biological aspects of skin carcinogenesis. Prog. exp. Tumor Res. 1964; 4: 207-250.

3. Boutwell RK, Verma AK, Ashendel CL, Astrup E. Mouse skin: a usefui model system for studying the mechanism of Chemical carcinogenesis. Carcinog. Compr. Surv. 1982; 7:1-12.

4. Guzmán Silva MA, Guimarães JSP. Carcinogênese química cutânea. Rev. Bras. Cancerol. 1985; 31: 285-291.

5. Ryses HJP. Chemical carcinogenesis. New Engl. J. Med. 1971; 285 (13): 721-734.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3