Abstract
Introdução: A doença de Hodgkin (DH) e uma patologia que se inicia nos linfonodos, desenvolve-se nos tecidos neoplásicos e manifesta-se, majoritariamente, em jovens adultos. Objetivo: Correlacionar os resultados da terapêutica cirúrgica e do protocolo DH-II-90 em jovens adultos acometidos pela DH, e associa-los ao perfil epidemiológico, aos dados de mortalidade pela doença e a distribuição de recursos físicos no Brasil. Método: Estudo ecológico exploratório, com informações coletadas do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), do Instituto Nacional de Câncer Jose Alencar Gomes da Silva (INCA), do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS), entre 2013 e 2021. O estudo, portanto, compara os resultados da terapêutica cirúrgica e do protocolo DH-II-90 associados a dados epidemiológicos, sendo o protocolo considerado o método mais eficiente, por apresentar melhores resultados quando comparado a métodos mais invasivos. Resultados: A Região Sudeste concentra maior número de leitos e procedimentos com números mais expressivos de pacientes diagnosticados de 0 a 29 anos. Em resumo, as taxas de mortalidade bruta por DH reduziram-se a partir de 1990, período no qual o protocolo DH-II-90 foi aplicado. Conclusão: O presente estudo fornece uma visão relevante sobre o perfil epidemiológico da DH e contribui para a comparação entre a terapêutica cirúrgica e o protocolo DH-II-90, sendo possível concluir que, apos a aplicação do protocolo, houve redução da taxa de mortalidade por DH no Brasil e no mundo.
Publisher
Revista Brasileira De Cancerologia (RBC)
Reference40 articles.
1. Swerdlow SH, Campo E, Harris NL, et al., editors.WHO classification of tumours of haematopoietic and lymphoid tissues. 4th ed. Lyon (France): International Agency for Research on Cancer; 2008.
2. Hodgkin lymphoma
3. Machado M, Correia A, Falcão LM, et al. Linfoma de Hodgkin: conceitos actuais. Medicina Interna [Internet]. 2004 [acesso 2021 nov 5];11(4):207-15. Disponível em: https://www.spmi.pt/revista/vol11/vol11_n4_2004_207-215.pdf
4. PAINEL-Oncologia [Internet]. Brasília (DF): DATASUS. [data desconhecida] - [atualizado 2022 jul 15
5. acesso 2021 ago 19]. Disponível em: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/dhdat.exe?PAINEL_ONCO/PAINEL_ONCOLOGIABR.def