Abstract
A pandemia causada pelo novo Coronavírus (COVID-19) tornou-se um dos grandes desafios deste século. Seus impactos históricos e sociais ainda estão em andamento, mas seus efeitos atingiram tanto a área da saúde quanto a economia da população mundial, Emergências em saúde pública exigem ações rápidas, e constituem situações em que devemos adaptar nossa capacidade de resposta diante de cenários imprevistos. Por isso, conhecer e aprender com os impactos de epidemias anteriores é o meio mais eficaz para melhorar o enfrentamento de seus efeitos. Objetivo: Evidenciar a importância da educação permanente no âmbito hospitalar, ressaltando o período desafiador da COVID-19. Metodologia: O presente estudo consiste em uma revisão bibliográfica de natureza teórica, com finalidade descritiva por meio de procedimento documental, artigos e bibliográfico, com conteúdos coletados das bases de dados da Scielo, LILACS, E BVS entre os anos 2007 e 2021. Utilizando os descritores COVID-19, EDUCAÇÃO PERMANENTE E UNIDADES HOSPITALARES. Resultados e Discussão: Durante a pandemia, foi possível perceber que a Educação Permanente em seu papel de promover e inspirar a troca de experiências desempenhou um papel fundamental e singular, proporcionando aos profissionais o reconhecimento de suas limitações, o fortalecimento de seus conhecimentos e a possibilidade de juntos superar limites e dificuldades através do desenvolvimento do seu potencial. Conclusão: Observou-se que o papel desempenhado pela EP, pode promover através do ensino-aprendizagem, estratégias para a oferta de uma prática assistencial firmada em processos institucionais, de forma segura ao paciente
Publisher
Revista Cientifica Saude e Tecnologia
Reference10 articles.
1. ALVES, ALBERTISA RODRIGUES; GOMES, ILVANA LIMA VERDE; CUSTÓDIO, LÍVIA LOPES. EDUCAÇÃO PERMANENTE EM ENFERMAGEM NA COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2021. DISPONÍVEL EM: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/534. ACESSADO EM: 01 dez. 2021.
2. BRITO, LUCIANA; BORGES, LUNA; FORTES, PABLO; GOMES, ANDREIA; NARCISO, LUCIANA; PALÁCIOS, MARISA; -, SERGIO REGO; SANTOS, SONIA; SCHRAMM, FERMIN ROLAND; THOME, BEATRIZ. IMPACTOS SOCIAIS DA COVID-19: UMA PERSPECTIVA SENSÍVEL A DESIGUALDADE DE GENERO. 2020. DISPONÍVEL EM: https://portal.fiocruz.br/documento/impactos-sociais-da-covid-19-uma-perspectiva-sensivel-desigualdades-de-genero. Acesso em: 01 dez. 2021.
3. BRITO, SÁVIO BRENO PIRES; BRAGA, ISAQUE OLIVEIRA; CUNHA,CAROLINA COELHO; PALÁCIO, MARIA AUGUSTA VASCONCELOS; TAKENAMI, LUKARY. PANDEMIA DA COVID-19: O MAIOR DESAFIO SO SECULO XXI. 2020. DISPONÍVEL EM: https://visaemdebate.incqs.fiocruz.br/index.php/visaemdebate/article/view/1531. Acesso em: 01 dez. 2021.
4. FELICIANO AB, et al. A PANDEMIA DE COVID-19 E A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE. CADERNOS DA PEDAGOGIA, 2020; 14(29) 120-135.
5. FIGUEIREDO EBL, et al. DEZ ANOS DA EDUAÇÃO PERMANENTE COMO POLITICA DE FORMAÇÃO EM SAÚDE NO BRASIL:UM ESTUDO DAS TESES E DISSERTAÇÕES. Trab. educ. saúde, 2017; 15(1): 147-162