Author:
Moura Maria Manuelle,Dos Santos Lira Gustavo Bezerra,Rodrigues Bastos Raquel,Magalhães Alves Mayra Emanuele,Caldas de Souza Bruna,Mácola de Almeida Gabriel,Sirotheau Corrêa Pontes Flávia,Antonio Rebelo Pontes Hélder,Silva do Nascimento Liliane
Abstract
O câncer de boca é uma neoplasia maligna de etiologia multifatorial ligada a fatores intrínsecos e extrínsecos ao indivíduo. Atualmente, representa um dos agravos que mais são diagnosticados tardiamente. Dessa forma, a educação popular em saúde torna-se grande aliada na atenuação desse processo. O projeto de extensão Prevenção ao Câncer de Boca: de Ponto a Ponto, de Vila em Vila na Amazônia faz uso dessa ferramenta para compartilhar e discutir informações acerca das principais características do câncer de boca e a realização do autoexame de boca . Entretanto, com a pandemia de COVID-19, houveram mudanças estratégicas e novas perspectivas para o projeto. Este manuscrito busca relatar a experiência da extensão universitária em meio à pandemia de acadêmicos de odontologia, ressaltando os mecanismos encontrados para contornar as limitações da pandemia e atingir os objetivos propostos. De ordem prática, o projeto buscou confeccionar conteúdos audiovisuais acerca dos principais fatores de risco, sinais e realização do autoexame de boca e palpação ganglionar de cabeça e pescoço com base em “Virais” que estavam circulando na internet, a fim de trazer maior proximidade com os internautas. Além disso, os integrantes do projeto criaram postagens para a rede social com aspectos relacionados a câncer de boca, covid-19 e assuntos transversais ao público alvo do projeto. Foram utilizados cinco indicadores que forneceram subsídio para entender a relevância e abrangência do conteúdo postado. Concluiu-se que a internet representou um alicerce para a continuidade das atividades propostas pelo projeto e constituiu uma inovação mediante as adversidades impostas pela pandemia.
Publisher
Revista Cientifica Saude e Tecnologia
Reference22 articles.
1. JIANG, X. et al. Tobacco and oral squamous cell carcinoma: a review of carcinogenic pathways. Tobacco Induced Diseases, [Heraklion, Crete], v. 17, p. 29, Apr 2019. DOI: 10.18332/tid/105844.
2. INCA: Instituto Nacional do Câncer [internet]. Brasília: INCA/Ministério da Saúde; 2021. [citado em 2021 outubro 1]. Disponível em: https://www.inca.gov.br/numeros-de-cancer» https://www.inca.gov.br/numeros-de-cancer.
3. Bray F, Ferlay J, Soerjomataram I, Siegel RL, Torre LA, Jemal A. Estatísticas globais de câncer 2018: estimativas de incidência GLOBOCAN e mortalidade mundial por 36 cânceres em 185 países. CA Cancer J Clin. Novembro de 2018; 68 (6): 394–424.
4. Mroueh R, Haapaniemi A., Grénman R., Laranne J., Pukkila M., Almangush A, et al. Resultados comprovados com carcinoma de células escamosas de língua oral na Finlândia. Pescoço. Julho de 2017; 39 (7): 1306–12.
5. Terai M, Burk RD. Complete nucleotide sequence and analysis of a novel human papillomavirus (HPV 84) genome cloned by an overlapping PCR method. Virology 2001; 279: 109-15.