Author:
Souza Rocha de Ascenção Carvalho Cintia de,Paula Enimar de,Ribeiro Wanderson Alves
Abstract
Objetivo: Este artigo visa relatar a importância e benefícios do cuidado humanizado no parto cesariana na ótica da enfermagem. Metodologia: A pesquisa foi realizada por via eletrônica, através de consulta de artigos científicos, veiculados na base de dados Lilacs e BDENF. Resultados e discussões: Sabendo que o cuidado humanizado envolve respeitar a individualidade do Ser Humano e construir um espaço concreto nas instituições de saúde, que legitime o humano das pessoas envolvidas, como por exemplo, ambientes e profissionais de saúde menos formais e mais descontraídos a ponto da parturiente sentir-se a vontade para deixar ser cuidada e abrir-se emocionalmente, sem julgamentos ou constrangimentos. Quando envolvemos a saúde íntima e reprodutiva da mulher, essa questão de atendimento humanizado vai além, pois, durante o processo de gestação e parto, o corpo feminino passa por transformações que, muita das vezes, faz a mulher sentir vergonha do próprio corpo. Conclusão: Considerando que o parto cesáreo não deixa de ser doloroso, invasivo e tão delicado quanto o parto vaginal, é preciso que a assistência de enfermagem tenha empatia e zele por um cuidado trans e pós operatório humanizado.
Publisher
Revista Cientifica Saude e Tecnologia
Reference17 articles.
1. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Caderno Humaniza SUS: Humanização do parto e nascimento. Brasília, DF, 2014.
2. LIMA, Daniele Moreira. O cuidado de enfermagem no puerpério cirúrgico: aplicação de um modelo de cuidado / The Nursing Care in the Puerperium Sugical: Applying a Model of Care. Curitiba; s.n; Nov, 2013. 144 p.Tese em Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1037860
3. REIS Zilma Silveira Nogueira, LAGE Eura Martins, AGUIAR Regina Amelia Lopes Pessoa, GASPAR Juliano de Souza, VITRAL Gabriela Luiza Nogueira, MACHADO Eliana Gonçalves. Associação entre risco gestacional e tipo de parto com as repercussões maternas e neonatais. Rev Bras Ginecol Obstet. 2014; 36(2):65-71.
4. GOMES Maysa Luduvice, MOURA Maria Aparecida Vasconcelos. Modelo humanizado de atenção ao parto no Brasil: evidências na produção científica. Rev enferm UERJ. 2012; 20(2):248-53.
5. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Assistência ao parto normal: um guia prático. Genebra: 1996.