PROTAGONISMO DO ENFERMEIRO NA CONSULTA DO PRÉ-NATAL DE BAIXO RISCO: REFLEXÕES DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Author:

Santos da Rocha Mônica,De Oliveira Monteiro Braga Antônia,De Paula Enimar,Ribeiro Wanderson Alves

Abstract

A importância do cuidado do enfermeiro no pré-natal de baixo risco mostra a necessidade de ações educativas para um pré-natal de qualidade. Objetivo geral: analisar as atribuições do enfermeiro na consulta pré-natal na ótica educação e saúde. Objetivos específicos: Identificar a atribuição do enfermeiro na consulta de pré-natal de baixo risco e descrever as contribuições do enfermeiro para educação e saúde da gestante. Método: revisão bibliográfica, descritivo e qualitativa. Resultados: Na maioria dos artigos pesquisados houve um predomínio na qualidade do pré-natal assistido pelo Enfermeiro e a educação em saúde durante o pré-natal pela Enfermagem Obstétrica. Sabemos que a atuação do enfermeiro na atenção do pré-natal de baixo risco é fundamental para a saúde materna e neonatal, o primeiro contato dessa gestante ao serviço de saúde vai influenciar sua permanecia durante todo o pré-natal. Conclusão: a mortalidade materna é um grande problema de saúde pública que pode ser evitado precocemente, a melhora da qualidade do pré-natal é de extrema importância. Atuação do enfermeiro na atenção ao pré-natal de baixo risco tem elevada importância pois é ele que terá o primeiro contato da gestante com a unidade, promovendo um ambiente de confiança e bem-estar através do diálogo seguro, objetivo. O enfermeiro como profissional do cuidar atuará nesse momento conseguindo orientar e promover a educação em saúde, contribuindo para um pré-natal de qualidade, conduzindo a gestação até o parto de uma forma segura, reduzindo riscos materno e a mortalidade materno e infantil.

Publisher

Revista Cientifica Saude e Tecnologia

Reference19 articles.

1. BRASIL. Lei nº 7.498/86, de 25 de junho de 1986. Dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 26 jun. 1986.

2. BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Portaria MS/GM nº 2815 de 29 de maio 1998. Inclui, na Tabela de Informações Hospitalares do SUS, procedimentos de atenção ao parto normal sem distócia realizado por enfermeiro obstetra. Diário Oficial da União 1998; 2 jun.

3. BRASIL. Ministério da Saúde. Pré-natal e puerpério: atenção qualificada e humanizada – manual técnico. Brasília, DF; 2006.

4. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco– 32. Série A (Normas e Manuais Técnicos). Brasília, 2012.

5. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Humanização no pré-natal e nascimento. Brasília,2002

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3