EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CUIDADO AO PACIENTE COM HIPERTENSÃO ARTERIAL
-
Published:2022-10-11
Issue:10
Volume:2
Page:e210199
-
ISSN:2763-8405
-
Container-title:RECISATEC - REVISTA CIENTÍFICA SAÚDE E TECNOLOGIA - ISSN 2763-8405
-
language:
-
Short-container-title:RECISATEC
Author:
Guilherme Pereira da Silva Marques VictorORCID, Vanessa Pedroso de Figueiredo da Silva MichelleORCID, Dos Santos Guilherme LusicleiaORCID, De Oliveira Alves FernandaORCID, Santana Rodrigues NeilanORCID, Tamires Uchôa Bezerra MárciaORCID, Márcia Soares da Silva AndréaORCID, Marcelo Ramos de Oliveira IgorORCID, Fernando Gomes Gonçalves CláudioORCID, Carvalhal Santos de Souza AlessandraORCID, Wágner Holanda Lima MarielORCID, De Souza Mamede RayamaORCID, Fernanda Emídio de Barros CarlaORCID, Moura Martins TayaneORCID, América Filgueiras dos Santos MariaORCID
Abstract
Discutir por meio da literatura existente acerca da educação em saúde como forma de cuidado ao paciente com hipertensão arterial. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, baseada nos dados de Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF) via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) que teve como questão norteadora: “O que a literatura aborda acerca da educação em saúde como forma de cuidado ao paciente com hipertensão arterial?”. Foram utilizados os descritores: “Hipertensão arterial”, “Educação em saúde”, “Promoção da saúde” e “Saúde pública”, como critério de inclusão foram considerados: texto completo, idioma português, espanhol e inglês, que retratam a temática em estudo, publicados nos anos 2012 a 2022, e como critério de exclusão: textos duplicados, incompletos e que não focam no tema exposto. Os descritores foram cruzados através do operador booleano “AND” para busca simultânea dos assuntos. É importante orientar as pessoas quanto à introdução de medidas complementares ao uso de medicações, como a mudança no estilo de vida, o que favorece o controle da doença. O referido estudo enfatiza a importância da participação da família no tratamento da hipertensão, pois assim esse paciente se sente mais seguro e terá um acompanhamento regular das orientações que lhe foram repassadas na unidade de saúde.
Publisher
Revista Cientifica Saude e Tecnologia
Reference21 articles.
1. BARRETO, A.C.O et al. Percepção da equipe multiprofissional da Atenção Primária sobre educação em saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 72, p. 266-273, 2019. 2. BURESESKA, R.G et al. Estimulando o autocuidado com portadores de hipertensão arterial sistêmica: a luz de Dorothea Oren. Revista de Enfermagem, v. 8, n. 8, p. 235-244, 2012. 3. CARVALHO, C.G. Assistência de enfermagem aos portadores de hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus. e-Scientia, v. 5, n. 1, p. 39-46, 2012. 4. COSTA, Y.F et al. O papel educativo do enfermeiro na adesão ao tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica: revisão integrativa da literatura. O mundo da saúde, v. 38, n. 4, p. 473-481, 2014. 5. DIAS, E.G et al. Estilo de vida e fatores dificultadores no controle da hipertensão. Rev. enferm. UFPI,v. 4, n. 3, p. 24-29, 2015.
|
|