SUPORTE SOCIAL PERCEBIDO POR MEIO DA ARTE E CRENÇAS NO SENTIDO DE VIDA

Author:

Fernandes JadairORCID,Zanatta CléiaORCID,Santana Cláudio Manoel Luiz deORCID,Telles Luciana CordeiroORCID,Domingos Luiz FabioORCID

Abstract

O tema deste trabalho estuda a relação entre os conceitos de suporte social percebido (emocional e instrumental) e realização de sentido de vida em alunos do Curso de Expressão Viva (CEV) da Oficina Viva Produções, situada no estado de São Paulo. Assim, definiu-se como problema: que relações se pode estabelecer entre o suporte social percebido através da arte e crenças na realização de sentido de vida por alunos da Oficina Viva? A partir daí, estabeleceu-se como objetivos: analisar os conceitos de suporte social percebido; refletir sobre crenças no sentido de vida na perspectiva das crenças e investigar empiricamente esta correlação em alunos da Oficina Viva, como direcionamentos para a estrutura teórica e empírica do trabalho. Trata-se de uma pesquisa empírica, quantitativa, correlacional e descritiva, aplicadas numa amostra de 230 alunos a partir de duas escalas, uma para avaliar busca e presença de sentido de vida e a outra para mensurar o suporte pessoal percebido. A partir dos resultados obtidos e das análises feitas, verificou-se média de escores elevados com relação a percepção de suporte social, bem como, realização (presença) e busca de sentidos de vida. Também foi verificado, ao correlacionar os fatores das duas escalas, uma correlação positiva fraca.

Publisher

Revista Cientifica Saude e Tecnologia

Reference45 articles.

1. Amatuzzi, M. M. (2015). Psicologia do Desenvolvimento Religioso: A religiosidade nas fases da vida. São Paulo: Ideias e Letras.

2. Andrade, C. R. (2001). Associação entre apoio social e freqüência relatada de auto-exame das mamas no Estudo Pró-Saúde [Dissertação de Mestrado]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz.

3. Aquino, T., Veloso, V., Aguiar, A., Serafim, T., Pontes, A., Pereira, G. & Fernandes, A.S. (2015). Questionário de Sentido de Vida: Evidências de sua Validade Fatorial e Consistência Interna. Psicologia: Ciência e Profissão, 35(1), 4-19. https://dx.doi.org/10.1590/1982-3703001332012

4. Bandura, A. (1991). Self-regulation of motivation through anticipatory and self reactive mechanisms. In: Dienstbier, R.A. (Ed.) Perspectives on motivation: Nebraska symposium on motivation. Lincoln, University of Nebraska Press, vol. 38, pp. 69-164.

5. Bandura, A. (1997). A evolução da teoria social cognitiva. Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3