A IMPORTÂNCIA DO INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO
-
Published:2022-08-21
Issue:8
Volume:2
Page:e28179
-
ISSN:2763-8405
-
Container-title:RECISATEC - REVISTA CIENTÍFICA SAÚDE E TECNOLOGIA - ISSN 2763-8405
-
language:
-
Short-container-title:RECISATEC
Author:
Guilherme Pereira da Silva Marques Victor, Vanessa Pedroso de Figueiredo da Silva MichelleORCID, Santana Rodrigues RenataORCID, Tamires Uchôa Bezerra MárciaORCID, Carvalhal Santos de Souza AlessandraORCID, Dos Santos Guilherme LusicleiaORCID, Pereira Vilela Dourado EdilmarORCID, América Filgueiras dos Santos MariaORCID, De Oliveira Alves FernandaORCID, Pereira de Azevedo LarissaORCID, Moura Martins TayaneORCID, Márcia Soares da Silva AndréaORCID, Marcelo Ramos de Oliveira IgorORCID, Santana Rodrigues NeilanORCID, Pomar Schiochet AlcesteORCID
Abstract
Discutir por meio da literatura existente acerca da importância do incentivo ao aleitamento materno. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Baseou-se nos dados de Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF) via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) que teve como questão norteadora: “O que a literatura aborda acerca da importância do incentivo ao aleitamento materno?”. Foram utilizados os descritores: “Aleitamento materno”, “Saúde da criança” e “Promoção da saúde”, como critério de inclusão foram considerados: texto completo, idioma português, espanhol e inglês, que retratassem a temática em estudo, publicados nos anos 2012 a 2022, e como critério de exclusão: textos duplicados, incompletos e que não focaram no tema exposto. Os descritores foram cruzados através do operador booleano “AND” para busca simultânea dos assuntos. A promoção do aleitamento materno é a intervenção isolada em saúde pública com o maior potencial para a diminuição da mortalidade na infância, conforme verifica-se com a proteção às crianças pequenas em quadros mais graves de infecção respiratória. Conclui-se que o aleitamento materno é uma prática eficaz para o crescimento e desenvolvimento de uma criança até o sexto mês de vida, proporcionando inúmeros benefícios tanto para o bebê como para a mãe.
Publisher
Revista Cientifica Saude e Tecnologia
Reference16 articles.
1. AMARAL, L.J.X et al. Fatores que influenciam na interrupção do aleitamento materno exclusivo em nutrizes. Revista gaúcha de enfermagem, v. 36, p. 127-134, 2015. 2. ATHANÁZIO, A.R et al. A importância do enfermeiro no incentivo ao aleitamento materno no copinho ao recém-nascido: revisão integrativa. Rev. enferm. UFPE on line, v. 7, p. 1497-1507, 2013. 3. BARBOSA, D.F.R; REIS, R.P. O enfermeiro no incentivo ao aleitamento materno. Revista Eletrônica da Estácio Recife, v. 6, n. 1, p. 1-10, 2020. 4. BRASILEIRO, A.A et al. Impacto do incentivo ao aleitamento materno entre mulheres trabalhadoras formais. Cadernos de Saúde Pública, v. 26, p. 1705-1713, 2010. 5. CARVALHO, J.K.M; CARVALHO, C.G; MAGALHÃES, S.R. A importância da assistência de enfermagem no aleitamento materno. E-scientia, v. 4, n. 2, p. 11-20, 2011.
|
|