Author:
Alvarenga Aragão Janaina,Roque Junges José,Silva Figueiredo Luciano,Lourdes Lima Batista Maia Verônica,Portela Leal Macedo Maria Conceição,Sousa Meneses Brandão Socorro Adriana,Sousa Dias Leilane,Leal e Silva Rita de Kássia
Abstract
Identificar a percepção das mães sobre a atuação dos profissionais de saúde no pré-natal de uma unidade básica de saúde; conhecer a percepção das mães sobre as orientações recebidas na unidade básica de saúde durante o pré-natal; conhecer a percepção das mães sobre a preparação do parto orientado pelos profissionais de saúde. Metodologia qualitativa-descritiva, com dados coletados de maio a agosto/2009, por meio de entrevistas semiestruturadas com doze mulheres grávidas durante o puerpério que realizaram pré–natal no Posto de Saúde Materno Infantil, São Leopoldo-RS, a análise dos dados realizou-se pela análise de conteúdo. A maioria das participantes considerou que, dentre os profissionais que devem realizar o pré-natal, o médico é o principal. As abordagens educativas mais discutidas, data provável de parto, peso gestacional, consulta puerperal e a amamentação, ficaram em segundo plano. É fundamental rediscutir a assistência pré-natal na atenção básica e a maneira como vem ocorrendo a interação dessas políticas, tendo como ponto de partida a percepção das usuárias do pré-natal, pois esse novo enfoque pode efetivar a assistência integral e humanizada.
Publisher
Revista Cientifica Saude e Tecnologia
Reference25 articles.
1. Brasil. Pré-natal e Puerpério: atenção qualificada e humanizada–manual técnico (Série Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos – Caderno nº 5). Brasília: Ministério da Saúde; 2005.
2. Marque FC, Dias IMV, Azevedo L. A percepção da equipe de enfermagem sobre humanização do parto e nascimento. Esc Anna Nery R Enferm 2006 DEZ; 10 (3): 439 - 47
3. Telles JL, Borges APA. Deontologia e assistência materno-infantil. In: Schramm FR, Braz M, organizadores. Bioética e saúde: novos tempos para mulheres e crianças? Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2005. p. 67-80.
4. Ribeiro JM, Costa NR, Pinto LFS, Silva PLB. Atenção ao pré–natal na percepção das usuárias do Sistema único de Saúde: um estudo comparativo. Caderno de Saúde Pública. 2004; 20: 534–545.
5. Alencar NG, Gomes LC. Avaliação da assistência pré-natal na percepção de gestantes atendidas em uma unidade com programa de saúde da família. Saúde Coletiva. 2008; 04: 13-17.