Abstract
Frequentemente, a bronquite aguda é um componente da infecção da via respiratória superior causada por rinovírus, parainfluenza, vírus da influenza A ou B, vírus sincicial respiratório, coronavírus ou metapneumovírus humano. Causas menos comuns podem ser Mycoplasma pneumoniae, Bordetella pertussis e Chlamydia pneumoniae. No mundo inteiro, dados epidemiológicos demonstram que milhões de pessoas sofrem desta enfermidade, e morrem prematuramente devido a suas complicações. Atualmente, a DPO ou Bronquite é a 12ª doença mais prevalente no mundo e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), será a quinta, nos próximos anos. A presente investigação tem o objectivo de conhecer o comportamento da bronquite em pacientes que internaram no Hospital Geral da Cela no período de Maio a Setembro e para o modelo de pesquiza, levou-se em conta um desenho qualitativo, descritivo, transversal prospectivo. O método empregado foi a administração de questionários a todos os pacientes com o diagnóstico da doença que responderam ao critério de inclusão. É possível que ao se aplicar a metodologia de divulgação de bronquite poderá ocorrer a diminuição do índice da doença. Dos 31 pacientes avaliados, a maior parte são do sexo femenino, e a exposição a factores ambientais continua a ser a maior causa da doença.
Publisher
RECIMA21 - Revista Cientifica Multidisciplinar
Reference19 articles.
1. Augusto Oliveira Nascimento, Avaliação do diagnóstico e tratamento da DPOC na região metropolitana de São Paulo (SP) – Estudo PLATINO – Uma amostra de base populacional; 2006.
2. AMERICAN THORACIC SOCIETY. Lung function testing: selection of reference values and interpretative strategies. Am. Rev. Respir. Dis., [S.l.], v. 144, p. 1202-1218, 1991.
3. ASHER, M. I. et al. Worldwide time trends in the prevalence of symptoms of asthma, allergic rhinoconjunctivitis, and eczema in childhood: ISAAC Phases One and Three repeat multicountry cross-sectional surveys. Lancet, Londres, v. 368, n. 9537, p. 733-743, 2006. Published erratum in Lancet, v. 370, n. 9593, p. 1128, 2007.
4. BALKRISHNAN, R. Predictors of medication adherence in the elderly. Clin. Ther., Bridgewater, v. 20, n. 4, p. 764-771, 1998.
5. BARNES, P. J.; GRUNSTEIN, M. M.; LEFF, A. R. Asthma. Philadelphia: Lippincott-Raven, 1997. 2183 p.