Abstract
Neste ensaio busco compreender como o tema da viagem de retorno à África possibilita a discussão sobre as identidades de escritoras negras contemporâneas. A partir das escritas de Yara Nakahanda Monteiro, Djaimilia de Pereira de Almeida e Saidya Hartman percebo como essas autoras empreendem, em suas obras, uma viagem em busca da “Mãe África” que revela uma reflexão em torno da história dos colonialismos, da escravidão, do racismo e dos trânsitos da pós-colonialidade. Na esteira de teóricos como Beatriz Nascimento (1997) e Leda Maria Martins (2021) questiono os trânsitos da memória nas performances dessas autoras.
Publisher
Interdisciplinar - Revista de Estudos em Lingua e Literatura
Reference13 articles.
1. ALMEIDA, Djaimilia Pereira de. Esse Cabelo. São Paulo: Todavia, 2022.
2. HARTMAN, Saidya. Perder a mãe: uma jornada pela rota atlântica da escravidão. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2021.
3. HARTMAN, Saidya. O tempo da escravidão. In: Periódicus: revista de estudos indisciplinares em gênero e sexualidades. Salvador, nº 14, vol.1, nov de 2020-2021.
4. LARANJEIRA, Pires. A negritude africana de língua portuguesa. Porto: Afrontamento, 1995.
5. KLINGER, Diana. Escritas de si, escritas do outro: o retorno do autor e a virada etnográfica. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016.