Author:
Costa-Tatsch Matheus da,Cardoso Rosane Maria
Abstract
Eduardo Galeano, com seus escritos críticos, fragmentários e subalternos, é certamente um dos personagens mais conhecidos da literatura uruguaia, embora ainda seja pouco abordado na academia. O presente artigo trata de apresentar a abordagem dos seus textos no ensino escolar e a importância não só da sua escrita, como da própria figura do autor no contexto latino-americano. A obra de Galeano, carregada de potência crítica e reflexiva sobre a América Latina, transita pelos mais variados temas, tais como particularidades regionais, cotidiano, temas sociais, arte, política ou futebol, entre outros. Neste estudo, discute-se o gênero fragmento utilizado por Galeano como proposta de leitura na sala de aula. Para tanto, busca-se apoio teórico em Gustavo Bombini, pesquisador de políticas e práticas de leitura, e em Annie Rouxel e seu grupo de pesquisa que investigam a subjetividade leitora. Com base nesses conceitos, defende-se a perspectiva que os textos de Eduardo Galeano permitem ao leitor o exercício da alteridade e do reconhecimento de si como parte da identidade latino-americana.
Publisher
Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais
Reference17 articles.
1. AUGUSTO, A. M. de A., & SILVA, T. V. Z. da. (2015) Literatura para além dos gêneros literários: a escrita de Eduardo Galeano. Revista Cerrados, 23(38). Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/25733. Acesso em: 23 fev. 2022.
2. BOMBINI, G. La lectura como política educativa. Revista Iberoamericana de Educación. vol.46, p.19-35. Disponível em: http://www.rieoei.org/rie46a01.htm. Acesso em: 12 fev. 2022.
3. GALEANO, E. El libro de los abrazos. Disponível em: http://resistir.info/livros/galeano_el_libro_de_los_abrazos.pdf. Acesso em: 31 dez. 2020.
4. GALEANO, E. Fútbol a sol y sombra. Disponível em: http://www.nerudavive.cl/descargas/eduardo_galeano/el_futbol_a_sol_y_sombra.pdf. Acesso em: 30 jan. 2022.
5. GALEANO, E. Las venas abiertas de América Latina. Montevideo: Glenur S.A., 2013.