Author:
Menezes Matheus Bicca,Bora Luiz Marcos,Alves Maria Laura Vieira
Abstract
A tecnologia veio a revolucionar a informação. A internet nos viabilizou ferramentas de serviços na internet, é possível comprar online, acessar informação, ter comunicação instantânea, trabalhar remotamente, ter acesso à entretenimento, educação e saúde. Mas também inovou alguns perigos da vida offline, em que crimes passaram a ser cibernéticos. A exclusão digital é um fenômeno que se desenvolve juntamente com o avanço tecnológico. Se constata que a população idosa representa uma grande parcela dos excluídos digitalmente, seja por escolha ou por falta de letramento digital. Também, é verificado que essa parcela da população são os maiores alvos dos crimes cibernéticos, se tornando uma questão global. Tendo em vista isso, o objetivo do trabalho foi verificar se a inclusão digital dos idosos é um meio de assegurar a segurança cibernética dessa população, devendo ser vista como um direito humano. O trabalho estudou o desenvolvimento dos direitos humanos, o novo paradigma da vida informacional e por fim, a vulnerabilidade do idoso no ambiente digital. Se utilizou o método dedutivo com pesquisa bibliográfica. Se concluiu pela a necessidade urgente de políticas públicas que visem garantir a inclusão digital dos idosos como um meio de proteger seus direitos humanos. Ao reconhecer os idosos como uma camada vulnerável da população em relação às tecnologias digitais, é essencial implementar ações específicas que levem em consideração suas dificuldades particulares.
Publisher
Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais
Reference37 articles.
1. ALMEIDA, Lília Bilati de et al. O retrato da exclusão digital na sociedade brasileira. JISTEM-Journal of Information Systems and Technology Management, v. 2, p. 55-67, 2005.
2. ALWANAIN, Mohammed I. Phishing awareness and elderly users in social media. Int J Comput Sci Netw Secur, v. 20, n. 9, p. 114-19, 2020.
3. ATKINSON, Robert D.; CASTRO, Daniel. Digital quality of life: Understanding the personal and social benefits of the information technology revolution. Available at SSRN 1278185, 2008.
4. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 06 de set. 2022.
5. BRASIL. Resoluções do Conselho Nacional de Justiça -CNJ. Acesso em 08 de dezembro de 2023. Disponível em: https://atos.cnj.jus.br/atos. Acesso em 06 de setembro de 2022.