Abstract
No Brasil, é frequente a busca por recursos religiosos e espirituais diante de quadros de adoecimento, sobretudo em um contexto que valoriza essas dimensões no processo de socialização. Este estudo objetivou identificar o perfil de usuários que procuraram o tratamento espiritual durante um processo de adoecimento. Trata-se de estudo retrospectivo com dados secundários obtidos em um centro espírita localizado na cidade de Cuiabá/MT entre os anos de 2017 e 2019. Os dados foram extraídos de um formulário de dados próprio do centro espírita, coletados pelos trabalhadores da instituição para análise dos pesquisadores. A maior frequência de pessoas que procuraram o tratamento espiritual foi no ano de 2018, por mulheres adultas, de variadas denominações religiosas, embora na maior parte dos registros a afiliação religiosa não tenha sido declarada. A identificação desse perfil pode ser útil no estudo da motivação para a frequência a esses ambientes populares de cuidado. As lacunas apontadas por este estudo poderão ser melhor compreendidas em estudo prospectivo.
Publisher
Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais
Reference54 articles.
1. ALIANÇA ESPÍRITA EVANGÉLICA. Centros espíritas em Cuiabá. 2022. Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2022.
2. ALMEIDA, Angélica A. Silva de; GOMES, Adriana; PIMENTEL, Marcelo Gulão. Um panorama histórico da trajetória do Espiritismo da França até o Brasil. Interações, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 213-233, 2020.
3. ASUZU, Chioma C.; AKIN-ODANYE, Elizabeth O.; ASUZU, Michael Chiemeli; HOLLAND, J. A socio-cultural study of traditional healers role in African health care. Infectious Agents and Cancer, n. 15, 2019. Doi:10.1186/s13027-019-0232-y.
4. AUBRÉE, Marion; LAPLANTINE, François. A mesa, o livro e os espíritos: gênese, evolução e atualidade do movimento social espírita entre França e Brasil. Tradução Maria Luiza Guarnieri Atik et al. Maceió: EDUFAL, 403 p., 2009.
5. AUGRAS, Monique. A segunda-feira é das almas. Rio de Janeiro: Pallas, 2012.