Abstract
Dados das avaliações nacionais e internacionais de estudantes têm mostrado que o Brasil apresenta desempenho abaixo das metas estabelecidas para o conhecimento matemático em nível de Ensino Médio. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo construir um Guia Didático interdisciplinar a partir da metodologia Cenários para Investigação, articulado às questões socioeconômicas do município de Juara/MT, para o ensino da matemática interdisciplinar e como possibilidade na formação continuada de docentes que atuam no 1º ano do Ensino Médio. O estudo traz a seguinte problemática: como a metodologia Cenários para Investigação, articulada às relações socioeconômicas do município de Juara/MT, pode contribuir na formação continuada de docentes que ensinam matemática no 1º ano do Ensino Médio? Para tanto, utilizou-se como procedimento de pesquisa o questionário fechado e aberto com educadores/as de matemática que lecionam no 1º ano do Ensino Médio. As metodologias aplicadas no estudo são embasadas pelas teorias de ensino e aprendizagem da matemática, bem como a interdisciplinaridade e os Cenários para Investigação. O estudo é de natureza aplicada, com abordagem quali-quantitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. A análise dos dados mostra que o Guia Didático desenvolvido foi bem-recebido pelos participantes da pesquisa como mais uma possibilidade didática para aplicação em sala de aula. Espera-se que o resultado da pesquisa e o referido Guia possam apresentar reflexões necessárias sobre o desenvolvimento da autonomia e da identidade dos/as educadores/as em cada unidade escolar do estado de Mato Grosso.
Reference29 articles.
1. AUSUBEL, David Paul. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
2. BRASIL. Relatório Brasil no PISA 2018. Brasília: INEP, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/avaliacoes-e-exames-da-educacao-basica/relatorio-brasil-no-pisa-2018. Acesso em: 15 jun. 2023.
3. COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Orientações para APCN – 2016. Disponível em: https://www.gov.br/capes/ptbr/centraisdeconteudo/documentos/avaliacao/Criterios_APCN_Ensino_2016.pdf/view . Acesso em: 06 dez. 2022.
4. CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
5. DAMEÃO, A. P.; FARIAS, G. dos S.; PEREIRA, P. S. Discussões sobre formação de professores e interdisciplinaridade: o que dizem as resoluções CNE/CP 2/2015 e CNE/CP 2/2019. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e23020, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.14343