Abstract
A comunicação, com o enfoque de ações preventivas em saúde indígena na Amazônia Legal Maranhense - Brasil, tem por objetivo descrever a contribuição de materiais educativos para os povos indígenas, particularmente em casos de doenças endêmicas e pandêmicas, como é o caso hanseníase e da covid-19, respectivamente. O estudo, por um lado, traz uma crítica sobre as razões que comprovam a escassez deste tipo de promoção a saúde; e por outro lado, demonstra uma exemplificação prática de elaboração de materiais educativos mediados pela noção de equidade em saúde coletiva. Ao analisar o banco de acervo de materiais educativos sobre hanseníase e covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), se constata a ausência de material voltado para os povos indígenas em nível nacional, inclusive em estados, como o Maranhão, com grande população indígena e consideráveis índices de casos para ambas enfermidades. Essa realidade, que reflete uma falha na saúde indígena, pode ser muito mais grave quando se trata da hanseníase, por se uma doença invisibilizada entre os indígenas. A situação exposta serviu, portanto, de argumentação para a produção de materiais educativos voltados para o Povo Guajajara, no município de Barra do Corda e para o Povo Canela, no município de Fernando Falcão, dos quais, utilizando-se de uma instrumentalização metodológica de base interdisciplinar – História indígena, Antropologia, Enfermagem, Fisioterapia – e de formulações básicas para a produção de materiais educativos em saúde indígena – bilíngue, audiovisual e de fácil acesso à informação – foram confeccionados seis (06) guias informativos sobre a covid-19 e dois (02) guias informativos sobre a hanseníase.
Publisher
Salud, Ciencia y Tecnologia
Reference6 articles.
1. Araújo IS, Cardoso J. Comunicação e saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2007.
2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretária de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico de Hanseníase [2021]. Jan. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/boletins-epidemiologicos/especiais/2022/boletim-epidemiologico-de-hanseniase-_-25-01-2022.pdf.
3. Kelly-Santos A, Rosemberg B, Monteiro S. Significados e usos de materiais educativos sobre hanseníase: a concepção dos profissionais de saúde pública do município do Rio de Janeiro. Cad Saúde Pública. 2009;25(4):857-67.
4. Martins RP. Território, gênero e Hanseníase. Estudo de caso: Município de Barra do Corda – MA, 2019. In: Anais do I Seminário Nacional Virtual de Humanidades do IFMA – Regionalismo, Memórias e Sertão Maranhense: Representações, Linguagens, Territorialidade e Poder. Barra do Corda: IFMA; 2020. p. 60.
5. Santana RAR, et al. A equidade racial e a educação das relações étnico-raciais nos cursos de Saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [online]. 2019;23.
Cited by
2 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献