Resistências e insistências: participação e mobilização no projeto ético-político e na política de assistência social

Author:

Both Lizandra Inês

Abstract

O resumo se refere ao Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Serviço Social que tem como objetivo analisar como acontecem os processos de participação e mobilização na Política de Assistência Social, a fim de fortalecer os princípios da democracia, participação social e mobilização expressos no Projeto Ético-Político (PEP) do Serviço Social. Para atingir tal objetivo, é fundamental articular as reflexões sobre a construção histórica da Política de Assistência Social e do projeto profissional. A relevância científica do tema está na possibilidade de provocar um diálogo aprofundado do trabalho profissional, possibilitando reconhecer como o PEP é efetivado no dia a dia profissional, apresentando importantes indicativos no que se refere ao compromisso dos/as assistentes sociais com a socialização da informação. O Trabalho é resultado de todo o processo de formação profissional, especialmente a partir da vivência do Estágio Obrigatório em Serviço Social I, II e III, realizado no CRAS Ampliado Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, RS. A metodologia é orientada pelo materialismo histórico-dialético, com abordagem qualitativa, contemplando a pesquisa bibliográfica, documental e empírica, que foi realizada através de entrevistas orientadas por roteiro semi-estruturado. O TCC está organizado em três capítulos, sendo que o primeiro trata sobre o Serviço Social, a participação popular e os processos de mobilização; o segundo discute sobre a Política de Assistência Social a partir das conquistas e resistências operadas pelos trabalhadores e usuários; e o último reflete, de forma articulada e dialética, sobre o Serviço Social, a assistência social e os processos de democratização.  Esse estudo possibilita afirmar que há um compromisso profissional com os processos de mobilização, participação e democratização, que se encontram permanentemente em construção, os quais precisam ser fortalecidos a partir do compromisso profissional da socialização da informação e da dimensão político-pedagógica.

Publisher

Salud, Ciencia y Tecnologia

Reference18 articles.

1. Abramides MB. 80 anos do Serviço Social no Brasil: organização política e direção social da profissão no processo de ruptura com o conservadorismo. Serviço Social e Sociedade. 2016;127:456-475. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n127/0101-6628-sssoc-127-0456.pdf. Acesso em: 05 nov. 2017.

2. Lutas sociais e desafios da classe trabalhadora: reafirmar o projeto profissional do serviço social brasileiro. Serviço Social e Sociedade. 2017;129:366-386.

3. Abreu MM. Serviço Social e a organização da cultura: perfis pedagógicos da prática profissional. 5. ed. São Paulo: Cortez; 2016.

4. Abreu MM, Cardoso FG. Mobilização Social e práticas educativas. In: CFESS; ABEPSS (Org.). Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS; 2009. Cap. 5.7. p. 593-608.

5. Brasil. Conselho Federal do Serviço Social. Código de Ética do/a Assistente Social. nº 60. Código de Ética do/a Assistente Social. Brasília, 13 mar. 1993a.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3