Author:
Araujo Pena Stanley Araujo Pena
Abstract
O Brasil é considerado um dos países mais violentos do mundo. Observando a relevância do tema e a ausência de pesquisas que apresentem uma revisão de literatura que identifique e aborde os principais fatores de interferência na criminalidade, propôs-se a realizar o estudo. Por meio da revisão integrativa de literatura, identificou-se 57 obras que apresentaram fatores capazes de interferir no fenômeno criminal. Estes elementos foram tratados e catalogados em cinco grupos Ao final, apresentaram-se sugestões para cinco fatores A pesquisa é classificada como descritiva, com emprego do método qualitativo e quantitativo, com consulta em fontes secundárias. A pesquisa contribui com as políticas de segurança pública, na medida em que identificou os principiais fatores que podem interferir no fenômeno criminal segundo pesquisas já realizadas.Palavras-chave: Controle. Segurança Pública. Criminalidade. Políticas Públicas.
Reference106 articles.
1. AGRA, Cândido Da. A criminologia: um arquipélago interdisciplinar. 1. ed. [s.l: s.n.].
2. BARANYI, Gergő; DI MARCO, Martín Hernán; RUSS, Tom C.; DIBBEN, Chris; PEARCE, Jamie. The impact of neighbourhood crime on mental health: A systematic review and meta-analysis. Social Science and Medicine, [S. l.], v. 282, n. April, 2021. DOI: 10.1016/j.socscimed.2021.114106.
3. BARBOSA, Claudia Maria. O processo de legitimação do Poder Judiciário brasileiro. In: ANAIS DO CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO 2006, Fortaleza/CE. Anais [...]. Fortaleza/CE p. 1–16. Disponível em: http://www.publicadireito.com.br/conpedi/anais_fortaleza2005.html.
4. BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro.
5. BECKER, Gary S. Crime and Punishment: An Economic Approach. Journal of Political Economy. Columbia Universit, [S. l.], p. 169–217, 1968. DOI: 10.1002/9780470752135.ch25.