Mapeamento de áreas de inundação do rio Sapucaí no município de Santa Rita do Sapucaí -MG

Author:

Marciano Alexandre,Sayeko Souza Oda PaulaORCID,Augusto Barbosa AlexandreORCID,Moni Silva Ana PaulaORCID,Ohana Silva Almeida Candido HellenORCID

Abstract

O impacto do desenvolvimento urbano na sociedade brasileira muitas vezes ocorre sem a devida infraestrutura. Primeiramente, observa-se a ocupação do espaço para só então serem estabelecidas as condições estruturais necessárias para a convivência social. Essa expansão frequentemente ocorre de maneira desordenada, resultando em conflitos entre o ser humano e a natureza. Um exemplo evidente desse fenômeno são as inundações urbanas, que acarretam prejuízos e danos significativos à sociedade. Diante disso, torna-se imperativa a implementação de medidas de controle para mitigar ou solucionar esse problema. A produção de mapas de áreas inundáveis constitui uma medida não estrutural, sendo um recurso do planejamento urbano que faz uso de ferramentas dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG) para extrair as informações fundamentais à tomada de decisão. Episódios de inundação fazem parte da história do município de Santa Rita do Sapucaí, somente nas últimas décadas ocorreram 3 grandes inundações. Consciente da possibilidade desses incidentes, a população reconhece a importância da régua limnimétrica como uma ferramenta crucial para monitorar o nível do rio. Diante desse cenário, este estudo tem como objetivo aplicar uma metodologia de mapeamento de áreas inundáveis no rio Sapucaí, especialmente na zona urbana de Santa Rita do Sapucaí, MG. O levantamento topográfico e da declividade do rio Sapucaí foi realizado para processar as áreas de inundação. Para comparação e validação da metodologia, foram utilizadas as marcas históricas dos eventos de inundação nos anos de 2000, 2007 e 2011. A metodologia de mapeamento de áreas inundáveis demonstrou eficiência na análise desses eventos, apresentando um erro médio de 10% na altura atingida durante uma inundação. Isso a posiciona como uma ferramenta excepcional para o planejamento urbano do município, auxiliando as autoridades na tomada de decisão diante desses eventos recorrentes.

Publisher

Revista Brasileira de Geografia Fisica

Reference54 articles.

1. Basri, H. Syakur, S. Azmeri, A. & Fatimah, E. (2022). Floods and their problems: Land uses and soil types perspectives. In IOP Conference Series: Earth and Environmental Science (Vol. 951, No. 1, p. 012111). IOP Publishing. https://doi.org/10.1088/1755-1315/951/1/012111.

2. Borba, E. A. (2020). Análise das áreas de inundação na região sudeste da cidade de Pato Branco-PR. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27488.

3. Carvalho Gama, K. N., de Barros, A. J., Laudares, S., Totaro, J. H. R., & de Paula, G. A. (2019). Processos de urbanização: Avaliação dos ricos de inundação de áreas ribeirinhas do rio piracicaba em área do bairro Santa Cruz e centro industrial, município de João Monlevade-mg. Observatorio de la Economía Latinoamericana, (7), 21. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/8930050.pdf.

4. CEMIG. Companhia Energetica de Minas Gerais. (1997). Departamento de Planejamento Energético. Especificações técnicas para levantamentos topobatimétricos e cadastro de marcas de cheias. Potamos Engenharia e Hidrologia Ltda, 18 p, 1997. https://www.potamos.com.br/.

5. CEPED - UFSC. (2024). Atlas Digital de Desastres no Brasil. http://atlasdigital.mdr.gov.br/#.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3