Abstract
O transporte de poluentes por condutos subterrâneos em aquíferos cársticos é uma preocupação crescente, visto que danos ambientais irreversíveis podem ser ocasionados, como a perda da biodiversidade aquática e a contaminação dos recursos hídricos subterrâneos. Para a identificação e avaliação, por exemplo, da origem e destino dos contaminantes e as interações entre fluxos superficiais e subterrâneos (conexões subterrâneas, direção de fluxo), os traçadores corantes fluorescentes, são amplamente usados. Logo, este trabalho teve como objetivo apresentar uma revisão sobre a evolução metodológica do uso de traçadores corantes nos sistemas cársticos e os principais avanços desses estudos no Brasil. Para atingir esse objetivo, foi realizado uma pesquisa bibliográfica sobre a temática contemplando diversos livros, periódicos, teses e dissertações nacionais e internacionais. Para os estudos no Brasil, foram selecionados os periódicos publicados nos últimos 10 anos, disponíveis no Portal Periódicos CAPES, base Web of Science e Google Scholar. Como resultado, foi possível identificar os avanços de novos instrumentos de campo e laboratoriais, softwares de modelagem específicos, e novos traçadores corantes. Para os estudos no Brasil, observou-se um crescimento no número de pesquisas na série histórica explorada, aos quais, possibilitaram uma melhor compreensão do comportamento hidrodinâmico dos sistemas cársticos, como a identificação dos limites cársticos e na identificação e quantificação de contaminantes.Palavras-chave: fluxo subterrâneo, traçadores fluorescentes, contaminação.
Publisher
Revista Brasileira de Geografia Fisica
Reference78 articles.
1. Experiments in tracing underground waters in limestones
2. Atkinson, T. C.; Smart, P.L.; Artificial tracers in hydrogeology. (1981) in A Survey of British Hydrogeology, London, Royal Society, p. 173-190.
3. Ayub, S. (1998). Aplicação do corante traçador fluorescente Rhodamina-wt no estudo hidrológico e hidrogeológico dos sistemas cársticos Pérolas-Santana, Grilo e Zezo, município de Iporanga, estado de São Paulo. Dissertação de Mestrado. Instituto de Geociências. Universidade de São Paulo. 104p. https://doi.org/10.11606/D.44.1998.tde11062015-105732
4. Preface: Five decades of advances in karst hydrogeology
5. Assunção, P. H. S. (2021). Associação de traçadores corantes e método de favorabilidade de rota cárstica para caracterizar direções de condutos e variabilidade sazonal dos parâmetros do fluxo e transporte em sistemas cársticos na bacia do São Miguel, Brasil. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Geologia. Universidade Federal de Ouro Preto. 101p. Disponível em: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14330. Acesso em 03 de jan. 2023.