Author:
Nogueira Fernanda Parolo de Mattos,De Souza Gracioso Luciana
Abstract
O presente artigo objetiva, a partir do contexto do Meio Técnico-Científico-Informacional, discorrer acerca do Arquivo Comunitário enquanto unidade cultural e inovação de caráter inclusivo e decolonial. Caracteriza-se como uma pesquisa básica, voltada ao desenvolvimento e aprofundamento do conhecimento, de base exploratória qualitativa, centrada exclusivamente no desenvolvimento de uma revisão de literatura narrativa, tendo em vista a natureza dos assuntos que necessariamente precisariam ser estudados e relacionados. Ao defender um cenário de Globalização Solidária, ressaltam-se os Arquivos Comunitários como potentes agentes, considerando que salvaguardam a diversidade de memórias, buscando a maior representatividade dos grupos sociais. Ao articularem informação, cultura, memória e inovação, são capazes de contribuir no desenvolvimento solidário da sociedade. Deste modo, Arquivos Comunitários, enquanto agentes de Globalização Solidária e de inovação decolonial, podem ser otimizados a partir de preceitos e orientações da Organização das Nações Unidas, em especial, objetivando atender aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Admite-se que a Ciência da Informação e a Arquivologia em um movimento interdisciplinar nos estudos informacionais são a força necessária para a articulação e diálogo entre os elementos mencionados, visando resguardar os princípios de humanidade, ética, inclusão, respeito e decolonialidade.
Subject
Library and Information Sciences
Reference33 articles.
1. ADICHIE, C. N. O perigo de uma história única. Tradução: Julia Romeu. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
2. ALVES, M.; PAIXÃO, A. Modelos de gestão do conhecimento em redes de inovação colaborativa. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON TECHNOLOGICAL INNOVATION, 8., 2017, Aracaju. Anais [...]. Aracaju, 2017. p. 461-469. Disponível em: http://www.api.org.br/conferences/index.php/ISTI2017/ISTI2017/paper/viewFile/233/184. Acesso em: 12 maio 2020.
3. AUDY, J. A inovação, o desenvolvimento e o papel da Universidade. Estudos Avançados, [S. l.], v. 31, n. 90, p. 75-87, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010340142017000200075&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 4 abr. 2020.
4. BELLOTTO, H. L. Arquivos permanentes: tratamento documental. Rio de Janeiro: FGV editora, 2004.
5. BURKE, P. O que é a história do conhecimento? Tradução: Claudia Freire. São Paulo: Editora Unesp, 2016.