Abstract
Por abordar a inovação, criatividade e solução de problemas nos contextos corporativos, o Design Thinking tem despertado interesse tanto de acadêmicos, quanto de profissionais. Apesar disso, essa metodologia ainda tem sido pouco difundida entre os profissionais contábeis. Portanto, este estudo teve por objetivo identificar como a metodologia do Design Thinking pode ser utilizada para promover a valorização do profissional contábil. O estudo envolveu 521 discentes que cursaram a disciplina de Planejamento Contábil, ofertada na sétima etapa do curso de Ciências Contábeis de uma universidade federal do sul do Brasil. Utilizando o levantamento como procedimento técnico, realizou-se a análise de conteúdo dos registros das percepções e das ideias geradas em oficinas de Design Thinking, com uso do Nvivo e Microsoft Excel. As percepções dos estudantes, quanto à aplicação da metodologia, evidenciaram que sua utilização é propícia para a criação de ideias inovadoras, bem como fez com que eles saíssem da zona de conforto. Os estudantes registraram estar cientes de que utilizam muito pouco a criatividade, mas se preocupam com seu desenvolvimento, pois entendem que agrega valor profissional e pessoal, além de beneficiar a profissão como um todo. Tem-se como implicação prática a ilustração de como essa metodologia pode contribuir para o estabelecimento de uma nova imagem profissional, sendo possível que conselhos federais e estaduais de contabilidade a utilizem.
Publisher
Revista Catarinense da Ciencia Contabil
Reference44 articles.
1. Albrecht, S., & Sack, R. (2000). Accounting education: charting the course through a perilous future. (16a ed.). Accounting Education Association.
2. Azevedo, R. (2010). A percepção pública sobre os contadores: bem ou mal na foto? [Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo].
3. Beckman, S. L., & Barry, M. (2007). Innovation as a learning process: Embedding design thinking. California Management Review, 50(1), 25-56. https://doi.org/10.2307/41166415
4. Bonini, L., & Endo, G. (2012). Design Thinking: uma nova abordagem para inovação. Biblioteca Terra Fórum Consultores.
5. Brown, T. (2008). Design Thinking. Harvard Business Review, 86(6), 84-92.