Author:
Santos Késsia,Santos Elda,Malta Aline,Silva Keven,Ramos Marcus,Soares Larice
Abstract
A Pterogyne nitens Tul é conhecida popularmente como amendoim-bravo, consiste em uma espécie florestal nativa da Mata Atlântica de grande potencial ornamental, ecológico e econômico. Esse trabalho teve o objetivo de avaliar o efeito das concentrações de extrato alcoólico da própolis verde no potencial fisiológico de sementes de P. nitens. O experimento foi conduzido no Laboratório de Fitotecnia pertencente ao Campus de Engenharias de Ciências Agrárias, da Universidade Federal de Alagoas, Rio Largo, AL. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado (DIC), com quatro repetições de 25 sementes por tratamento. Foram testados cinco tratamentos nas doses de extrato alcoólico de própolis verde (11% extrato seco) de 0 mL (testemunha), 2, 4, 8, 16 mL por litro de água destilada, o material foi acondicionado em câmara de germinação tipo Biochemical Oxigen Demand (B.O.D.) regulada na temperatura constante de 30ºC. As variáveis germinação, primeira contagem de germinação, comprimento e massa seca de plântulas, foram influenciadas negativamente pelo aumento das concentrações de extrato de própolis. Concentrações de extrato alcoólico de própolis interferem negativamente no potencial fisiológico de sementes de P. nitens, não sendo recomendadas para o tratamento de sementes desta espécie.
Publisher
Universidade Estadual de Alagoas
Reference44 articles.
1. BRASIL (2009). Regras para análise de sementes. Ministério da Agricultura e Reforma Agrária. Secretaria Nacional de Defesa Agropecuária, Departamento Nacional de Defesa Vegetal.
2. https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/insumos-agropecuarios/arquivospublicacoes-insumos/2946_regras_analise__sementes.pdf
3. CARVALHO, M. P., SANTANA, D. G., & RANAL, M. A. (2005). Emergência de plântulas de Anacar
4. dium humile A. St.-Hil. (Anacardiaceae) avaliada por meio de amostras pequenas.
5. Revista Brasileira de Botânica, 28(3), 627-633, jun./set. 2005.