Author:
Da Silva Nadine Xavier,Gouvêa Ana Julia,Tozati Lígia Peres
Abstract
A presente pesquisa propôs um estudo quantitativo, com delineamento descritivo e corte transversal em uma instituição de acolhimento a pacientes que recebem tratamento de câncer no Hospital do Câncer, em uma cidade do interior do estado de São Paulo. A instituição conta com uma equipe multidisciplinar, de modo que a amostra foi composta por profissionais de ambos os sexos e faixa etária entre 30 e 50 anos, que lidam diariamente com pacientes em cuidados paliativos oncológicos. A pesquisa foi submetida a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Franca. Os pesquisadores se comprometeram a respeitar as diretrizes reguladoras de pesquisa envolvendo seres humanos segundo a resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde de 12 de dezembro de 2012. Aos participantes, todos voluntários, foram garantidos os direitos de receber informações esclarecimentos de dúvidas no decorrer dos procedimentos, mesmo que isso implique na sua vontade de continuar participando. A segurança de não serem identificados, bem como a confidencialidade das informações cedidas, também foram ressaltados. Considerando todo caráter ético, foi aplicada, de modo individual, a Escala de Coping Frente Morte, objetivando a mensuração e compreensão como esses profissionais compreendem a morte e a finitude da vida, tal como a forma que o contato direto com a morte do outro aponta para a compreensão de sua própria finitude e afeta sua perspectiva de vida. A análise dos dados quantitativos foi feita de maneira descritiva através dos escores padronizados pelas escalas. Feita a coleta de dados, foi realizada a análise e interpretação dos resultados obtidos, para além da tabulação dos dados, a fim de construir uma análise estatística. A partir dos resultados obtidos, conclui-se a importância de estudos acerca da temática, para que não gere dúvidas ou dificuldades de enfrentamento frente a morte, principalmente para profissionais da área da saúde nos cuidados paliativos.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference9 articles.
1. ARANTES, Ana Cláudia. A morte é um dia que vale a pena viver. Leya, 2018.
2. BARBOSA, António; NETO, Isabel. Manual de cuidados paliativos. Lisboa: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, 2010.
3. GONÇALVES, Jonas Rodrigo; DE SÁ SIMÕES, Jhonata Rocha. A percepção do enfermeiro no lidar com a morte durante a assistência. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, v. 2, n. 5, p. 166-182, 2019.
4. KOVÁCS, Maria Julia. A caminho da morte com dignidade no século XXI. Revista Bioética, v. 22, p. 94-104, 2014.
5. MACEDO, Alini. Tradução e adaptação transcultural para o uso no Brasil do instrumento Coping With Death Scale. Curitiba, 2017.