GESTÃO DO DESPORTO MUNICIPAL: EVIDÊNCIAS PARA A PRÁTICA

Author:

Bastos Paulo Andrey de Holanda,Lobato Paulo Lanes,Fernandes António José Serôdio,Teixeira Daniel Marangon Duffles,Pinto Antônio Germane Alves Pinto,Ferreira Carlos Antônio Dias,De Holanda Regia Helvis Ribeiro,Barbosa Ralciney Márcio Carvalho

Abstract

O objetivo do estudo foi analisar as evidências científicas sobre as práticas de gestão do desporto no contexto municipal. A abordagem metodológica foi a revisão sistemática. Foram selecionados vinte e sete artigos que possuíam os termos descritores encontrados nos títulos dos artigos e nos resumos. Destes, onze documentos que contemplam a gestão esportiva municipal, oito que contemplam a gestão de equipamentos desportivos, sete que contemplam a administração do desporto municipal e um sobre dirigentes esportivos municipais. Os resultados apresentados permitiram identificar três categorias de discussões mais presentes nas publicações: políticas públicas do esporte e do lazer; gestão de equipamentos desportivos; Instrumentos e métodos para controle de acesso ao esporte. As conclusões indicam que a gestão do desporto municipal deve se caracterizar pela adoção de um modelo que promova a participação da comunidade, que é necessário desenvolver nos gestores locais a capacidade de perceber os problemas estruturais dos equipamentos esportivos para maior agilidade na manutenção ou reformas e que o município, como ente federativo mais próximo da comunidade, é capaz de facilitar a comunicação, a observação e a solução dos problemas relacionados com o acesso ao esporte pelos cidadãos, contribuindo assim, para que o direito ao esporte e ao lazer sejam mais bem apropriados pela população.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference49 articles.

1. Albornoz, A., Herschmann, M. (2006). Os observatórios ibero-americanos de informação, comunicação e cultura: balanço de uma breve trajectória. In Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Dezembro pp. 1-20. E Compós.

2. Almeida, B. S., Marchi Júnior, W. (2010). O financiamento dos programas federais de esporte e lazer no Brasil (2004 a 2008). Movimento, 16(4), 73-92.

3. Alexandre, M. M. S. (2019). Relatório de estágio Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. Tese de Mestrado, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal.

4. Amaral, C. M. D. S., & Bastos, F. D. C. (2016). Perfil do gestor de instalações esportivas do município de São Paulo. Revista de Gestão e Negócios do Esporte, 1(1), 50-63.

5. Ansarah, M. G. R. (1990). Tempo e atividades de lazer. Revista Turismo em Análise, ECA-USP, v. 1, n.2, p. 01- 98. Disponível em:. Acesso em 15 de junho 2015.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3