Author:
Aruda Odair Bonacina,Brutti Nicole Sangoi,Silva Olvani Martins da
Abstract
Os cuidados de saúde são vulneráveis a erros. Dessa forma, é necessário manter vigilância constante nos processos de trabalho e na assistência ao paciente, como forma de garantir um cuidado seguro, livre de riscos, a começar pela identificação do paciente, para reduzir a ocorrência de incidente. Objetivo: investigar na literatura, como tem sido construído os cenários de simulação realística sobre a identificação segura dos pacientes em serviços de saúde. Método: trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura (RIL), realizada entre junho e agosto de 2023, utilizando o acrônimo PICo para estruturar a questão de pesquisa. Foram incluídos estudos publicados entre 2000 e 2022, encontrados nas seguintes bases de dados: LILACS, BENF por meio da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e as bases MEDLINE/PubMed; SCOPUS e Web of Science a partir dos idiomas português, inglês e espanhol. Os dados extraídos da literatura foram analisados por meio de análise descritiva e apresentados em categorias. Resultados: foram incluídos quatro estudos nesta RIL, os quais foram categorizados em três estruturas: simulação com tecnologia educacional, software para a identificação de erros e tecnologia ocular. Conclusão: foi possível identificar que erros de identificação do paciente podem ocorrer facilmente em um ambiente de cuidados. No entanto, uma melhor formação e a utilização da simulação aliada à tecnologia aprimorada podem melhorar a forma como os profissionais de saúde verificam a identidade dos pacientes.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference29 articles.
1. ALMEIDA, MN et al. Simulação in situ: ganho da autoconfiança de profissionais de enfermagem na parada cardiopulmonar. Rev Rene, v. 20, p. 1-7, 2019.
2. BOORCHHARDT, SVB; RODRIGUES, S et al. Gestão do cuidado para segurança do paciente no centro cirúrgico: contribuição do enfermeiro. Research, Society and Develompment, v.11, n.6, p. 1-13, 2022.
3. BRITO, MFP et al. Processo de identificação do paciente em serviços de saude. Brazilian Journal of Health Review, v.4, n.2, p. 4343-4356, 2021.
4. COSTA, DVM; GOMES, VR; GODOI, AML. Prontuário eletrônico em terapia intensiva: validação de instrumento sobre percepção e satisfação da enfermagem. Revista Cuidarte, v.12, n.2, p. 1-15, 2021.
5. COSTA, EAM; LOBÃO, WM et al. Segurança do paciente em serviços de saúde: uma análise na cidade de salvador, Bahia. Rev. Sobecc, v. 25, n.1, p-17-24, 2020.