Author:
Passos Júnior Gener Robson Lins,Rocha Márcia Quely Santos,Rocha Iago Prina
Abstract
A Homofobia é um conjunto de comportamentos desqualificadores, violentos e aversivos em relação a tudo que se refere ao universo homossexual, ou seja, qualquer ação ou pessoa que invisibilize ou inferiorize integrantes da comunidade LGBTQIA+ é considerada homofóbica. O objetivo desse trabalho é analisar os impactos da homofobia na saúde mental dos homossexuais, para tanto utiliza-se de uma revisão bibliográfica da literatura sobre os aspectos psicossociais na saúde mental dos homossexuais afetados pela homofobia. A maioria dos estudos consistiu em analisar os impactos da homofobia nas dinâmicas sociais e pessoais desses indivíduos e as evidências das pesquisas sugerem que, em comparação com os heterossexuais, homossexuais sofrem de mais problemas de saúde mental. A discriminação relacionada com o status de minoria social cria-se um duplo risco para o desenvolvimento de doenças mentais, ainda mais quando as terapias psicológicas não validam os sentimentos dessa população e/ou focam apenas na redução da sintomatologia.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference46 articles.
1. ABADE, Erik Asley Ferreira; CHAVES, Sônia Cristina Lima; SILVA, Gisella Cristina de Oliveira. Saúde da população LGBT: uma análise dos agentes, dos objetos de interesse e das disputas de um espaço de produção científica emergente. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 30, p. e300418, 2020.
2. ALLPORT, G. The nature of prejudice. Cambridge: Addison-Wesley, 1954.
3. ANTUNES, Pedro Paulo Sammarco. Homofobia internalizada: o preconceito do homossexual contra si mesmo. São Paulo: Annablume, 2017.
4. BORRILLO, D. Homofobia: História e crítica de um preconceito. Belo horizonte: Autêntica Editora, 2016.
5. BORGES, Klecius. Terapia Afirmativa: uma introdução à psicologia e à psicoterapia dirigida a gays, lésbicas e bissexuais. São Paulo: GLS, 2009.