ENSAIO SOBRE A VERDADE, A PROVA, SUA VALORAÇÃO E VALORIZAÇÃO EM UM PROCESSO PENAL DEMOCRÁTI-CO

Author:

Teixeira André Gonçalves

Abstract

A partir da adoção da Teoria Processual Neoinstitucionalista do Direito e do racionalismo crítico popperiano como marcos teóricos pretende-se rever a relação entre a verdade e a prova na produção do conhecimento em um processo penal democrático. Inicia-se o trabalho abordando as teorias da verdade como correspondência, como coerência, a pragmatista e a semântica, bem como sua relação com o conhecimento e a construção da ciência do Direito. Percebendo a incompatibilidade da dogmática com uma teoria do Direito adequada ao Estado Democrático contemporâneo, propõe-se a adoção da epistemologia quadripartite (técnica-ciência-teoria-crítica) do racionalismo crítico popperiano. A seguir é discutida a possibilidade de recepção de um conceito de verdade compatível com o processo penal em um Estado Democrático, mostra-se necessário rejeitar as correntes que defendem a verdade real e as que entendem pela ficção da verdade processual. A relação entre a prova como instituto jurídico e a verdade encaminhou a pesquisa para a principiologia da prova conforme a Teoria Processual Neoinstitucionalista do Direito aliada ao racionalismo crítico, abordando a necessidade de valoração e valorização da prova. Conclui-se que o processo de conhecimento não pode reproduzir o método empirista ou verificacionista de avaliação da prova resulta na necessidade de apoio do indutivismo. O método falsificacionista desenvolvido pelo racionalismo crítico popperiano esclarece que o propósito da investigação empírica é classificar uma hipótese como falsa, assim, a atividade probatória não é capaz de infirmar a verdade da narrativa da parte, mas apenas a sua falsidade. Conclui-se que a denúncia deve demarcar a hipótese acusatória, sendo necessário que a narrativa acusatória seja falseável, caso contrário será impossível a atividade probatória e o exercício do contraditório.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference23 articles.

1. ALBERT, Hans. Treatise on critical reason. trad. Mary Varney Rorty. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1985.

2. ARISTÓTELES. Metafísica. trad. Edson Bini. 2. ed. São Paulo: Edipro, 2012.

3. BARNES, Jonathan. Aristóteles. trad. Adail Ubirajara Sobral; Maria Stela Gonçalves. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

4. BARROS, Vinícius Diniz Monteiro de. O conteúdo lógico o princípio da inocência: uma proposição elementar aos procedimentos penais na democracia. Belo Horizonte: D’Plácido, 2020.

5. BLACKBURN, Simon. The Oxford dictionary of philosophy. 3. ed. Ox-ford: Oxford University Press, 2016(Oxford quick reference).

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3