Author:
Farias Manuele Costa,Fernandes Luana Caroline Nunes,Siqueira Daniel Sena,Gomes Sabrina Dias,Cunha Letícia Gomes Melo,Reis Thiago do Nascimento,Albuquerque Camila Freire,De Oliveira Ana Emília Araújo
Abstract
O presente estudo teve como objetivo identificar e descrever aspectos chave do papel da enfermagem frente aos cuidados paliativos em pacientes geriátricos por meio de uma revisão da literatura. Utilizou-se bases de dados eletrônicas (Lilacs) Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, USA National Library of Medicine (MEDLINE/PubMed), Índice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud (IBECS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), nos idiomas inglês, português e espanhol, com recorte temporal dos últimos cinco anos (2017-2023) e ficha de dados da Literatura adaptada da Ficha de Ursi para atender a modicidade das análises. A revisão obteve uma amostra final de sete artigos, dos quais emergiram cinco temáticas para a discussão, sendo estas: A promoção da qualidade de vida dos pacientes geriátricos, sistematização da assistência de enfermagem no cuidado paliativo, a família dentro do cuidado, a importância da especialização e planejamento de fim de vida. Nessa perspectiva observa-se que a enfermagem é um componente integral na prestação de cuidados paliativos eficazes para pacientes geriátricos, sua experiência e apoio pode ajudar a aliviar o sofrimento e melhorar a qualidade de vida daqueles que estão chegando ao fim de suas vidas, respeitando a sua unicidade e atendendo necessidades biopsicossociais e espirituais.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference33 articles.
1. AFONSO, S.R. et al. A educação e prática assistencial da enfermagem brasileira – onde estamos e para onde vamos. Revista de Enfermagem da UFPI, 10(1): e784, 2021.
2. AMTHAUER, C. e MORSCHBACHER, J. Conceptions and practices of nurses in palliative patient care and family. Research, Society and Development, 11 (3): 1-11,2022.
3. ATKINSON, S., et al. Fratura de quadril em idosos frágeis. Enfermagem Ortopédica, 36(5), 335- 341,2017.
4. BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. 2011.
5. BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.2022. Disponível em:https://www.ibge.gov.br/novo-portal-destaques.html?destaque=35600. Acesso em: 16 de mar. 2023.