LOCAÇÃO AUTOMATIZADA DE TERRAÇOS COM USO DE TRATOR AGRÍCOLA ORIENTADO POR SISTEMA GLOBAL DE NAVEGAÇÃO POR SATÉLITES

Author:

Rabelo Max Well de Oliveira,Griebeler Nori Paulo

Abstract

A ocorrência de processos erosivos gera problemas econômicos, ambientais e sociais. O terraceamento agrícola é uma das principais práticas para a conservação do solo, sendo utilizado largamente em todas as regiões do Brasil. Para a implantação de um sistema de terraceamento são necessárias três etapas: o dimensionamento, a locação e a construção. O dimensionamento consiste no estabelecimento das dimensões da obra, o qual pode ser realizado, em escritório, diretamente sobre Modelo Digital de Elevação (MDE), caso haja ferramental para tanto. Por outro lado, a locação e a implantação, dos terraços em campo ainda apresentam dificuldades. Além de onerosa, a locação dos terraços mobiliza considerável mão de obra e demanda bastante tempo para sua execução. Esta etapa, geralmente realizada com nível óptico, ou até mesmo nível de mangueira ou trapézio, comumente apresenta grandes erros, comprometendo o sistema. A fim de otimizar e reduzir os erros da locação dos terraços, o presente trabalho teve por objetivo realizar esta tarefa com uso de tratores guiados por sistemas globais de navegação por satélites (GNSS). Inicialmente foi realizado o levantamento altimétrico da área experimental, os dados foram processados em softwares específicos gerando um MDE com resolução espacial de 1 m. Este, por sua vez, foi inserido no software Terraço 4.1, no qual foi realizado o dimensionamento e a locação em planta dos terraços. Posteriormente, o arquivo contendo as coordenadas dos terraços locados foi transferido para o computador de bordo do trator agrícola, para que este realizasse a locação em campo, sendo posteriormente realizadas medidas de aferição vertical e horizontal dos terraços locados. O rendimento operacional da locação foi de 9,23 ha hora-1 e 0,42 horas km-1 de terraço. Os erros altimétricos variaram de 0,10 m a 0,35 m, com média de 0,24 m e desvio padrão de 0,06. A ocorrência de vértices abruptos no dimensionamento dos terraços ocasionou divergências horizontais entre os terraços de projeto e os locados em campo. Operações de tratamento nos MDE’s, como filtragem, ou a suavização das linhas poderiam diminuir estas divergências e consequentemente as variações verticais.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference18 articles.

1. ABNT. NBR 13133: Execução de levantamento topográfico - Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2021. 57 p.

2. Alba, P. J., Amado, T. J., Giotto, E., Schossler, D., & Fiorin, J. (2011). Agricultura de precisão: mapas de rendimento e de atributos de solo analisados em três dimensões. Enciclopedia biosfera, 7(13). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/4090

3. FAVARETTO, N.; COGO, N. P.; BERTOL, O. J. Uso, manejo e conservação do solo e água: aspectos agrícolas e ambientais. In: LIMA, M. R. (Ed.); SIRTOLI, A. E.; MOTTA, A. C. V.; OLIVEIRA, A. C.; SERRAT, B. M.; WISNIEWSKI, C.; FERREIRA, F. V.; ALMEIDA, L. S.; ALMEIDA, L.; KRIEGER, K. I.; MACHADO, M. A. M.; FAVARETTO, N.; COGO, N. P.; BERTOL, O. J.; MARQUES, R. Diagnóstico e recomendação de manejo do solo: aspectos teóricos e metodológicos. Curitiba: UFPR, 2006, p. 293-341.

4. GPRH. Terraço 4.1. Viçosa: UFV, 2009. Disponível em: http://www.gprh.ufv.br/?area=softwares>. Acesso em 10 Abr. 2012.

5. GRIEBELER, N. P.; PRUSKI, F. F.; BRAGA, A. P.; ABRAHÃO, W. A. P. Variabilidade espacial da seção transversal de terraços posicionados em nível. Revista Engenharia na Agricultura, Viçosa, v. 6, n. 1, p. 1-11, 1998.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3