A NECESSIDADE DA LIBRAS NA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM

Author:

Borges Dheize Hane da Costa,Barros Andréia Pereira,Aidar Daniela Cristina Gonçalves

Abstract

As inúmeras deficiências existentes em uma população não podem ser empecilho na efetivação de direitos, inclusive o direito a saúde. Nesse sentido este artigo tem objetivo apresentar as principais publicações sobre a importância do conhecimento de libras para a enfermagem. Além disso busca-se desenvolver uma análise sobre como o profissional de enfermagem pode desenvolver técnicas e adquirir conhecimentos suficientes para que o paciente surdo/mudo possa ter uma atenção de saúde de qualidade. Trata-se de um tema bastante novo, de pouca publicação dentro da literatura e que carece de mais estudos; e, que pode até mesmo ser um diferencial, um guia para que outros profissionais possam se orientar quanto ao cuidado com pacientes surdos e mudos. Como resultados percebeu-se que devem existir políticas públicas de efetivação de direitos voltados a esta população, como também nas universidades devem haver grades que tragam pelo menos conceitos básicos de Libras para que atenção ao paciente não seja prejudicada. Que a presença dos pais e responsáveis é crucial e caso o enfermeiro tenha conhecimentos mesmo que básicos a atenção pode ser melhorada de forma significativa. No geral as conclusões são que os estudos acessados, e parametrizados por categorias evidenciaram que quanto a  interação enfermeiro paciente é bastante prejudicada em virtude da surdez, como também o maior obstáculo para uma atenção de qualidade é a dificuldade na comunicação, apontada em todos os estudos como o fator principal. Além deste uma das saídas encontradas de forma unanime foi a necessidade de LIBRAS para melhor atenção ao paciente, ao lado da presença do familiar, e inserção da LIBRAS no currículo e em programas de formação continuada e capacitação aos profissionais.    

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference24 articles.

1. AL/SP – ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Dia Internacional da Linguagem de Sinais procura promover a inclusão de pessoas surdas. 2021. disponível em:. acesso em 19 maio 2023.

2. AMORIM, A.F.L.; SIQUEIRA, E.C.D.; SIQUEIRA, Emílio Conceição de. Perda auditiva e implante coclear.Revista Eletrônica Acervo Médico, Arquivos v. 23, n. 2, 2023.

3. ARAÚJO, C.C.J.D.; Consulta de enfermagem as pessoas surdas. 21 p. Trabalho de conclusão de curso. João Pessoa, 2013.

4. BRASIL. Presidência da República. Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos - Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000.

5. CASTRO, S.S.; PAIVA, K.M.; CESAR, C.L.G. Dificuldades na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e profissionais de saúde: uma questão de saúde pública. Rev. soc. bras. fonoaudiol [Internet], v. 17, n. 2, p. 128-134, 2012.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3