Author:
Da Silva Yanna Georgia Crispiniano Ferreira,da Silva Liniker Scolfild Rodrigues
Abstract
A endoscopia digestiva alta (EDA) é um método de exame diagnóstico que consiste na utilização de aparelhos flexíveis de fibra óptica, possibilitando avaliar alterações no trato digestivo superior, incluindo o esôfago, o estômago e a porção inicial do duodeno. E assim, a enfermagem preocupa-se constantemente com a melhoria da assistência prestada aos pacientes, objetivando sempre buscar conhecimento para sistematizar e organizar a sua prática e seu processo de cuidar. Considerando as atribuições da enfermagem para as intervenções endoscópicas, este estudo objetiva averiguar na literatura a importância e o papel da consulta de enfermagem no pré-exame de endoscopia aos pacientes de nível ambulatorial. Trata-se de um estudo de revisão de literatura, do tipo revisão integrativa, com delimitação atemporal, realizada no período de janeiro a março de 2023. Na execução da pergunta norteadora, aplicou-se a estratégia PICo (P: Pacientes ambulatoriais; I: Consulta de enfermagem; Co: Pré-exames de endoscopia). Outrossim, deliberou-se a seguinte pergunta: Qual a importância da consulta de enfermagem aos pacientes submetidos ao pré-exame de endoscopia a nível ambulatorial? Em seguida, foi efetuada a busca nas bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Embase, SCOPUS, Web of Science e a biblioteca virtual Scientific Electronic Library Online. Foram encontrados 10.047 estudos, todavia, ao final do processo de análise, apenas 6 artigos foram incluídos no estudo. Observaram-se a necessidade de maiores estudos aprofundados sobre a importância da consulta de enfermagem no pré-exame endoscópico em utentes ao nível ambulatorial. O entendimento das informações presentes a certa na necessidade da consulta de enfermagem ao utente no pré-exame endoscópico é fundamental para que surja meios amplos no planejamento de assistência e em sua cobertura para que esse serviço seja ofertado de forma que o paciente possa ter melhor conforto e segurança no procedimento prestado.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference26 articles.
1. BARBOSA, MCT; et al. Comunicação via mídias sociais como tecnologia educacional para assistência de enfermagem aos clientes submetidos à endoscopia digestiva alta. Research, Society and Development, v.10, n.4, e1710413854, 2021.
2. BANKHEAD, RR; et al. Gastrostomy tube placement outcomes: comparison of surgical, endoscopic, and laparoscopic methods. Nutr Clin Pract, v.20, n.6, p. 607-12, 2005.
3. BEGER, HG; et al. Progress in gastrointestinal tract surgery: the impact of gastrointestinal endoscopy. Surg Endosc, v.17, n.2, p. 342-50, 2003.
4. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Ciência e Tecnologia. Diretrizes metodológicas: Sistema GRADE – Manual de graduação da qualidade da evidência e força de recomendação para tomada de decisão em saúde. Brasília: Ministério da Saúde. 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_metodologicas_sistema_grade.pdf.
5. CARVALHO, A; et al. Avaliação do risco de viés de ensaios clínicos randomizados pela ferramenta da colaboração Cochrane. Diagn Tratamento, v.18, n.1, p. 38-44, 2013.