Author:
Dantas Jeânderson de Melo,Paz Emerson Cuimar,Santana Saymon Henrique Santos,Dos Santos Eudimar Flor,de Azevedo Franciane Silva,Gomes Luiz Moreira
Abstract
A pandemia do Covid-19 levou as instituições a modificarem seu modo de trabalho. As escolas também tiveram de se adequar, colocando os professores diante de um desafio outrora desconhecido, que foi ensinar de maneira remota. Esta modalidade exigiu metodologias diferentes daquelas usuais, as quais os docentes estavam acostumados. Dessa forma, uma ferramenta que professores e alunos tiveram que recorrer frequentemente foi o smartphone, dada a sua grande popularidade e viabilidade de uso, objetivando o auxílio no ensino. Neste trabalho é apresentado uma sequência didática com base na aprendizagem significativa para o ensino do tema queda livre, utilizando o aplicativo SPARKvue no android. Essa sequência visa utilizar ou melhorar o uso dos celulares em sala de aula, que até os dias de hoje é visto com preconceito pelas pessoas envolvidas com educação. Dessa forma, esse trabalho pretende viabilizar uma melhor adequação dos smartphones como ferramenta a ser utilizada em salas de aula, principalmente nas escolas que não possuem laboratórios equipados para a realização do experimento de queda livre.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference18 articles.
1. Barbosa CD, et al. O uso de simuladores via smartphone no ensino de física: Oexperimento de Oersted. Scientia Plena, 2017; v 13: 01-13p.
2. Bernardo G. Educação pelo Argumento. Rio de Janeiro: Rocco Digital, 2000; 262p.
3. Censo da Educação Superior. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. [Online]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2020/Apresentacao_Censo_da_Educacao_Superior_2019.pdf
4. Faria FLd e Neto AS. Como o currículo se constitui na Pedagogia Waldorf, Pedagogia Montessori e Escola da. Research, Society and Development, 2020. v 9, n. 8; p. e810986385.
5. Ferreira HMC e Junior DRC. Juventudes, educação e cidade: a mediação dos dispositivos móveis de comunicação nos processos de aprender-ensinar. TEXTURA - Revista de Educação e Letras, 2020; 108-129p.