Author:
De Sousa Valéria Maria Ferreira,Lima Ana Maria Freitas Dias
Abstract
O presente estudo discorre sobre a relação dos docentes que atuam na área do ensino superior com o uso das tecnologias de informação e comunicação atuais, também conhecidas como TICs, diante do contexto vivenciado na contemporaneidade[1] de pandemia mundial, intrinsicamente, com o avanço tecnológico acelerado e a necessidade do uso destes recursos dentro do processo de aprender e ensinar. Com o objetivo de compreender essa relação do professor com os meios digitais, especificamente sobre as dificuldades diante do atual cenário. Tendo como enfoque central entender a mediação do professor entre as mídias tecnológicas aplicadas no contexto sala de aula presencial, semipresencial ou virtual, seus entraves e o resultante deste, sob a ótica da relação professor versus aluno versus tecnologia. Neste trabalho pretende-se trazer novas discursões acerca do uso dessa ferramenta no contexto educacional, reflexões imprescindíveis para os professores do presente âmbito de atuação e os que desejam se inserir. A relevância dessa temática consiste em uma reflexão acerca da docência de ensino superior na atualidade e as dificuldades dos professores relacionadas ao manuseio dessas novas tecnologias. A abordagem utilizada parte de uma pesquisa bibliográfica realizada em aportes teóricos e digitais, sendo estes: livros, artigos, periódicos e anais eletrônicos. Sendo possível através deste trabalho observar que ainda há necessidade de melhorias na capacitação dos profissionais dentro do ambiente de ensino e aprendizagem, os quais são responsáveis pela formação humana, uma vez que o meio de acesso a internet e tecnologias se modifica constantemente.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference13 articles.
1. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. 1. Ed. São Paulo: Editora brasiliense, 2013.
2. BRASIL, República do. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. Lei nº 9.394, 1996.
3. CUNHA, Luiz Antonio. A universidade crítica: o ensino superior na República Populista. 3. e. Editora: Unesp, 2007.
4. CUNHA, Maria Isabel da. Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas no ensino superior: a docência e sua formação Educação. 27. v. 54. n. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2004, p. 525-536.
5. FERREIRA, Valéria Silva. As especificidades da docência no ensino superior. 10. v. 29. n. Paraná: Revista Diálogo Educacional, 2010, p. 85-99. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189114444006.