Author:
Cunha Keliane Venancio da,Silva Marilene Pereira da,Nunes Vivianny Kemelly de Souza,Nascimento Laura Beatriz Queiroz do,Costa Larissa Brito da,Silva Matheus Pedrosa da,Souza Christiany Gomes de,Cunha Thacyara Kaline Costa,Lima Naiza Peres de,Nunes Suzana dos Santos
Abstract
A Saúde Coletiva desenvolve diversas atividades, como o acolhimento individual e coletivo, ações educativas, coordenação de cargos técnicos na vigilância epidemiológica, ambiental, entre outros. Ao longo da graduação, é esperado que o estudante de enfermagem adquira competências para atuar na área de saúde coletiva. Desta forma, as instituições de ensino têm se esforçado para incluir em seus currículos os conhecimentos e as habilidades necessárias para formar profissionais aptos a trabalhar na saúde coletiva. Logo, o presente trabalho possui como objetivo principal relatar a vivência de acadêmicos de enfermagem na ação de extensão universitária intitulada “I Mostra de saúde coletiva do ISB/UFAM”. E assim, destacar a importância de atividades de extensão na saúde coletiva para formação acadêmico-profissional em enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, construído a partir da vivência na I Mostra de Saúde Coletiva realizada por acadêmicos do curso de Enfermagem do Instituto de Saúde e Biotecnologia. A interação entre profissionais de saúde, discentes e comunidade promoveu o desenvolvimento de habilidades práticas e a construção de novos conhecimentos, fortalecendo o aprendizado sobre saúde coletiva e a importância da extensão universitária. Assim, a ação de extensão não apenas superou as expectativas, mas também deixou um legado valioso de aprendizado e engajamento para todos os envolvidos.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference20 articles.
1. ANDREADAKIS, Z. et al. The COVID-19 vaccine development landscape. Nat Rev Drug Discov, v. 19, n. 5, p. 305-306, 2020.
2. ARAÚJO, T. C. V.; SOUZA, M. B. Adesão das equipes aos testes rápidos no pré-natal e administração da penicilina benzatina na atenção primária. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 54, p. e03645, 2020.
3. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Boletim epidemiológico-hepatites virais. 2023.
4. BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento Vigilância Epidemiológica. Boletim Epidemiológico Sífilis. 2023.
5. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Boletim Epidemiológico – HIV e Aids 2023. Brasília, 2023.