Author:
Santos Rosemary de Fátima,Campos Thamyres de Lima,Pereira Larissa Mirelle de Oliveira
Abstract
O Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) é uma condição crônica que exige uma abordagem multidisciplinar para seu tratamento eficaz. A adesão ao tratamento é fundamental para prevenir complicações crônicas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Neste sentindo, o objetivo foi analisar a importância da adesão ao tratamento no DM2, enfocando tanto as intervenções farmacológicas quanto as não farmacológicas, e como estas influenciam na prevenção de complicações crônicas e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Esta revisão narrativa descritiva-exploratória baseou-se em dados coletados de bases como Medline, Lilacs e Portal Regional da BVS, utilizando palavras-chave e descritores específicos com operadores booleanos. Os critérios de inclusão focaram em estudos que abordaram a adesão ao tratamento e suas consequências no manejo do DM2, enquanto os critérios de exclusão eliminaram duplicatas e estudos irrelevantes. Os estudos selecionados destacam que a adesão efetiva ao tratamento pode significativamente diminuir as complicações crônicas como neuropatia diabética e acidentes vasculares encefálicos. Eles também enfatizam a necessidade de uma abordagem integrada que combine tratamentos farmacológicos com alterações no estilo de vida e suporte educacional. Sendo assim, é essencial promover uma abordagem de tratamento integrado que não somente aborde os aspectos farmacológicos, mas também incorpore estratégias educacionais e de suporte ao estilo de vida para melhorar a adesão ao tratamento e, consequentemente, a qualidade de vida dos pacientes com DM2.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference19 articles.
1. ALMEIDA, A. R. DE. Adesão ao Tratamento da Diabetes Mellitus: uma proposta de intervenção para pacientes acompanhados em uma unidade básica de saúde em Barra Mansa-RJ. [s.l.] Universidade Federal de Santa Catarina, 2023.
2. ANTUNES, Y. R. et al. Diabetes Mellitus Tipo 2: A importância do diagnóstico precoce da diabetes. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 12, p. 116526–116551, 2021.
3. BOTREL, F. Z. et al. Medical compliance and associated factors in Type 2 Diabetes Mellitus. Revista de Medicina, v. 54, n. 4, p. 1–9, 2021.
4. BRIONES, A. et al. Falta de adherencia al tratamiento farmacologico y factores asociados 2022. Revista Médica Chile, n. 150, p. 985–993, 2022.
5. CALLAGHAN, B. C. et al. Daibetic neruopathy: clinical. Lancet Neurol., v. 11, p. 1–29, 2014.